A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE PROJETOS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20544Palavras-chave:
Metodologia de Projetos. Ensino Fundamental. Aprendizagem Ativa.Resumo
A educação contemporânea tem exigido práticas pedagógicas que favoreçam o protagonismo estudantil, a aprendizagem significativa e a formação integral dos alunos. Nesse cenário, a metodologia de projetos desponta como uma abordagem inovadora, especialmente eficaz nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por articular saberes de forma interdisciplinar, valorizar o cotidiano das crianças e promover o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e do pensamento crítico. Este estudo teve como objetivo geral analisar como a metodologia de projetos pode ser aplicada como instrumento de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental, investigando seus efeitos no processo de aprendizagem. A pesquisa se justifica pela necessidade de repensar práticas pedagógicas tradicionais e propor alternativas mais humanizadas, alinhadas às demandas da infância e às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, foi utilizada a metodologia da pesquisa bibliográfica, com base em autores clássicos e contemporâneos que discutem os fundamentos teóricos, as estratégias e os benefícios dessa abordagem no contexto da educação básica. Os resultados apontam que a metodologia de projetos contribui significativamente para a construção de uma educação mais participativa, reflexiva e conectada com a realidade dos alunos. Além de favorecer a aprendizagem de conteúdos curriculares, essa prática fortalece a motivação, o trabalho em equipe e a formação de cidadãos críticos e autônomos. Conclui-se que, apesar dos desafios, a aplicação da metodologia de projetos nos anos iniciais representa uma importante contribuição para a qualificação do ensino e para a valorização da infância no ambiente escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY