A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA PARA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO

Autores

  • Marcelo Henrique Bezerra Beltrão Faculdade de Tecnologia de Pernambuco - FATEC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6645

Palavras-chave:

Leitura. Metodologias ativas. Cidadão crítico.

Resumo

A leitura foi por muito tempo considerada apenas um meio de decifração de códigos, hoje, mais que isso, sabe-se que ela é um instrumento de formação de cidadania, sendo a leitura considerada uma formadora de cidadãos críticos. A educação vem sofrendo grandes transformações nas últimas décadas, principalmente as metodologias de ensino vem sendo questionadas, assim são elaboradas novas propostas alternativas de ensino, entre elas as metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Este trabalho busca analisar a partir da produção científica de que modo as metodologias ativas podem estimular a leitura crítica. Enquanto a metodologia tradicional tem como foco principal a transmissão de conhecimento via professor, sendo ele o detentor do conhecimento, nas novas metodologias o professor passa a ser um mediador, orientando o aluno na sua própria busca pelo conhecimento. A metodologia ativa como o próprio nome já diz, passa o aluno de receptor passivo do conhecimento a ser ativo na busca pelo mesmo, protagonista, enquanto o professor coadjuvante facilita e orienta as experiências nesse processo de aprendizagem, as salas de aula podem ajudar muito nessa mudança sendo multifuncionais, facilitando as atividades em grupo e para enriquecer esse processo também podem ser adotadas as tecnologias móveis. Sendo assim as metodologias ativas constroem uma aprendizagem significativa favorecendo a formação de indivíduos de personalidade inquisitiva, flexível, crítica, capaz de enfrentar incertezas e ambiguidades, capazes de perceber e construir novos significados a sua volta, favorecendo o enfrentamento de mudanças num processo chamado aprender a aprender.

Biografia do Autor

Marcelo Henrique Bezerra Beltrão, Faculdade de Tecnologia de Pernambuco - FATEC

Pós-graduação em docência de ensino superior. Faculdade de Tecnologia de Pernambuco - FATEC. E-mail: marcelo.beltrao24@outlook.com. 

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Beltrão, M. H. B. . (2022). A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA PARA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 428–441. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6645