A LUDICIDADE E A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SOBRE OS EFEITOS DA PANDEMIA E OS NOVOS HÁBITOS DIGITAIS

Autores

  • Lucia Faber UNOESC
  • Thaís Maira de Moraes Zonta UNOESC
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18850

Palavras-chave:

Pandemia. Educação Infantil. Ludicidade. Hábitos Digitais.

Resumo

A pandemia de COVID-19 impôs um cenário desafiador à educação infantil, impactando hábitos lúdicos e integrando tecnologias digitais. A ludicidade e a tecnologia tornaram-se recursos essenciais no ensino remoto, com desafios na adaptação inicial, mas também com o desenvolvimento de novas habilidades digitais e o protagonismo infantil. Este estudo, através de entrevistas com professoras da rede pública e privada, e uma aluna que vivenciou a educação infantil na pandemia, analisa como os educadores lidaram com as oportunidades e desafios, especialmente no uso de tecnologias. Os resultados indicam a necessidade de equilibrar tecnologia com a ludicidade e que de maneira lúdica é possível se ter hábitos digitais positivos para o desenvolvimento integral da criança. 

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Biografia do Autor

Lucia Faber, UNOESC

Ensino Superior,  Licenciatura em Filosofia, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Thaís Maira de Moraes Zonta, UNOESC

Ensino Superior,  Licenciatura em Educação Física. UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Docente do Mestrado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

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Publicado

2025-05-05

Como Citar

Faber, L., Zonta, T. M. de M., & Santos, M. P. M. dos. (2025). A LUDICIDADE E A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ABORDAGEM SOBRE OS EFEITOS DA PANDEMIA E OS NOVOS HÁBITOS DIGITAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 736–749. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18850