O LÚDICO E AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: CAMINHOS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22696Palavras-chave:
Educação Infantil. Ludicidade. Tecnologias. Aprendizagem. Desenvolvimento infantil.Resumo
A Educação Infantil constitui a base do desenvolvimento integral da criança, abrangendo aspectos cognitivos, sociais, afetivos e motores. Nesse contexto, o brincar configura-se como linguagem própria da infância e recurso pedagógico fundamental para aprendizagens significativas. Paralelamente, as tecnologias digitais têm se consolidado como ferramentas inovadoras no processo educativo, ampliando possibilidades de mediação e interação. Este estudo tem como objetivo analisar a importância do lúdico e do uso das tecnologias educacionais como recursos que favorecem o desenvolvimento integral e a aprendizagem significativa das crianças. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamenta-se em revisão bibliográfica, contemplando autores clássicos, como Piaget, Vygotsky e Kishimoto, e contemporâneos que discutem a temática, bem como documentos oficiais da educação brasileira. A relevância da investigação reside na necessidade de refletir sobre práticas pedagógicas que dialoguem com a realidade social contemporânea, marcada pela presença constante das tecnologias digitais, sem desconsiderar a centralidade do brincar como experiência constitutiva da infância. Espera-se que os resultados contribuam para o fortalecimento de propostas pedagógicas que articulem ludicidade e recursos tecnológicos de forma crítica e inovadora, valorizando o papel mediador do professor e promovendo aprendizagens contextualizadas, criativas e inclusivas na Educação Infantil.
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