JOGOS SIMBÓLICOS E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20909Palavras-chave:
Brincar. Jogos simbólicos. Imaginação. Desenvolvimento cognitivo. Educação infantil.Resumo
O presente estudo abordou o brincar como elemento estruturante da aprendizagem infantil, com ênfase nos jogos simbólicos e na imaginação como fatores determinantes para o desenvolvimento cognitivo. Partiu-se do seguinte problema: de que modo os jogos simbólicos e a imaginação contribuíram para o desenvolvimento cognitivo das crianças no processo de aprendizagem por meio do brincar? O objetivo foi analisar essas contribuições, reconhecendo o papel da ludicidade no contexto educacional contemporâneo. A pesquisa, de natureza bibliográfica, fundamentou-se em autores que discutem práticas pedagógicas lúdicas, uso de tecnologias na educação infantil e processos avaliativos formativos. No desenvolvimento, foram abordados temas como a importância do brincar na infância, os jogos simbólicos como prática de representação e a imaginação como componente essencial da construção do pensamento. Discutiu-se também o uso das tecnologias e da inteligência artificial como ferramentas que, quando bem utilizadas, podem potencializar as experiências lúdicas. Concluiu-se que os jogos simbólicos favorecem a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e criativas, sendo essencial que as práticas pedagógicas valorizem o brincar como instrumento formativo e não apenas como atividade recreativa. Ressaltou-se, ainda, a necessidade de políticas públicas que garantam condições adequadas para a integração da ludicidade no currículo escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY