JOGOS SIMBÓLICOS E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Autores

  • Renata Torres Carvalho Ivy Enber Christian University
  • Ângela Gonçalves Oliveira Lima Universidade Interamericana
  • Amanda Paula dos Santos Vitorino Facultad Interamericana de Ciências Sociales – FICS
  • Daniella Souza Silva Must University
  • Kassia Miguel Must University
  • Luciana Sidney Ferreira Cavazari Must University
  • Paulo Henrique Salvador Facultad Interamericana de Ciências Sociales – FICS
  • Raquel Gomes Fransolino Must University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20909

Palavras-chave:

Brincar. Jogos simbólicos. Imaginação. Desenvolvimento cognitivo. Educação infantil.

Resumo

O presente estudo abordou o brincar como elemento estruturante da aprendizagem infantil, com ênfase nos jogos simbólicos e na imaginação como fatores determinantes para o desenvolvimento cognitivo. Partiu-se do seguinte problema: de que modo os jogos simbólicos e a imaginação contribuíram para o desenvolvimento cognitivo das crianças no processo de aprendizagem por meio do brincar? O objetivo foi analisar essas contribuições, reconhecendo o papel da ludicidade no contexto educacional contemporâneo. A pesquisa, de natureza bibliográfica, fundamentou-se em autores que discutem práticas pedagógicas lúdicas, uso de tecnologias na educação infantil e processos avaliativos formativos. No desenvolvimento, foram abordados temas como a importância do brincar na infância, os jogos simbólicos como prática de representação e a imaginação como componente essencial da construção do pensamento. Discutiu-se também o uso das tecnologias e da inteligência artificial como ferramentas que, quando bem utilizadas, podem potencializar as experiências lúdicas. Concluiu-se que os jogos simbólicos favorecem a aprendizagem significativa e o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e criativas, sendo essencial que as práticas pedagógicas valorizem o brincar como instrumento formativo e não apenas como atividade recreativa. Ressaltou-se, ainda, a necessidade de políticas públicas que garantam condições adequadas para a integração da ludicidade no currículo escolar.

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Biografia do Autor

Renata Torres Carvalho, Ivy Enber Christian University

Mestrando em Ciências da Educação, Ivy Enber Christian University.

Ângela Gonçalves Oliveira Lima, Universidade Interamericana

Mestrado em Educação. Universidade Interamericana.  

Amanda Paula dos Santos Vitorino, Facultad Interamericana de Ciências Sociales – FICS

Mestranda Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales – FICS.

Daniella Souza Silva, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Kassia Miguel, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Luciana Sidney Ferreira Cavazari, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Paulo Henrique Salvador, Facultad Interamericana de Ciências Sociales – FICS

Mestrando Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciências Sociales – FICS.

Raquel Gomes Fransolino, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

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Publicado

2025-09-01

Como Citar

Carvalho, R. T., Lima, Ângela G. O., Vitorino, A. P. dos S., Silva, D. S., Miguel, K., Cavazari, L. S. F., … Fransolino, R. G. (2025). JOGOS SIMBÓLICOS E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 228–235. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.20909