JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Adriana Lúcia de Arruda Universidade Norte do Paraná
  • Ivalleica Ferreira da Costa Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Letícia Adrielle Malaquias de Oliveira Almeida Faculdade Impactos Brasil
  • Ua-Naia Aparecida Luz Centro Universitário UNIVAG
  • Vania Valesca Castilho da Silva Santos Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2340

Palavras-chave:

Brincadeiras. Jogos. Educação Infantil. Ludicidade. Professor.

Resumo

O presente artigo tem como tema a importância das brincadeiras e jogos com crianças. Enfatiza-se o brincar no desenvolvimento e na aprendizagem na educação infantil, tendo como objetivo conhecer acerca do significado do brincar, bem como conceituar os principais termos usados para designar o ato de brincar, sendo também fundamental a compreensão da ludicidade, através da qual a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelecendo as relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolve-se integralmente, e ainda, as vantagens que o brincar favorece no ensino-aprendizagem infantil. É de suma importância perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, pois esta se constitui numa das formas de relacionamento e recriação do mundo, dentro da perspectiva da lógica infantil. Assim sendo, para a realização deste trabalho, foi utilizado a pesquisa bibliográfica, com base na reflexão e leituras de livros, artigos, revistas e sites, bem como pesquisa de autores referente neste tema. Há a compreensão de que a brincadeira faz parte da vivência infantil, no entanto o que se espera destacar é o desenvolvimento intelectual, cognitivo que ocorre com as crianças quando brincam, e que a as brincadeiras são de suma importância na escola, pois o professor ao utilizar desse recurso poderá desenvolver nos alunos o conhecimento de mundo, socialização e a estimulação motora.

Biografia do Autor

Adriana Lúcia de Arruda, Universidade Norte do Paraná

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.

Ivalleica Ferreira da Costa, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa - FAEL, Especialista em Alfabetização pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

Letícia Adrielle Malaquias de Oliveira Almeida, Faculdade Impactos Brasil

Graduada em Pedagogia pela Anhanguera, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Faculdade Impactos Brasil – FACIB.

Ua-Naia Aparecida Luz, Centro Universitário UNIVAG

Graduada em Administração pelo Centro Universitário UNIVAG, Especialista em Fundamentos  da Educação, Didática e Docência do Ensino Superior pelo Centro Univeristário – UNIVAG.

Vania Valesca Castilho da Silva Santos , Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologias, Especialista em Educação Infantil pelo IESMIG – Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Arruda, A. L. de . ., Costa, I. F. da ., Almeida, L. A. M. de O. ., Luz, U.-N. A. ., & Santos , V. V. C. da S. . (2021). JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(9), 1306–1320. https://doi.org/10.51891/rease.v7i9.2340