AS BRINCADEIRAS E AS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Cristiane Catarina de Oliveira Passos Universidade Federal de Mato Grosso
  • Elenice Patricio Bezerra Universidade de Cuiabá-UNIC
  • Jacques Lenoir Gusmão Moraes Instituto Cuiabano de Educação
  • Meire Lucinda Correa Centro Universitário Leonardo da Vinci
  • Uetes do Carmo Santos UNIP-DF
  • Wanderson Rodrigues Miranda Faculdade FAMART

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2000

Palavras-chave:

Brincadeiras. Educação Infantil. Atividades Lúdicas. Desenvolvimento Global das Crianças. As Linguagens das Crianças.

Resumo

As brincadeiras são práticas essenciais para o desenvolvimento da criança, como uma forma lúdica de aprender na Educação Infantil. Os especialistas mudaram as suas concepções sobre as brincadeiras, a partir da identificação dos seus diversos benefícios no desenvolvimento global da criança, nos componentes motor e intelectual. O objetivo geral deste estudo é discutir a importância das brincadeiras na educação infantil, como instrumento facilitador do processo de desenvolvimento das linguagens, com a utilização da ludicidade. O método de pesquisa emprego foi a pesquisa bibliográfica. Assim, esse estudo se justifica pelo fato de a infância representar um conjunto de possibilidades, pois o indivíduo possui a necessidade de se expressar e de adquirir conhecimentos. As brincadeiras são estratégias que facilitam o desenvolvimento das linguagens no desenvolvimento global das crianças da educação infantil.

Biografia do Autor

Cristiane Catarina de Oliveira Passos , Universidade Federal de Mato Grosso

Pós- Graduação em Educação das Relações Étnicos Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos. Pela Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT - 2016 .E mail: cristiane94.passos@gmail.com.

Elenice Patricio Bezerra, Universidade de Cuiabá-UNIC

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá-UNIC. Pós-graduada em Educação Especial e Inclusão pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande-FIVE. Pós-graduada em Educação Infantil e Alfabetização pelas Faculdades Integradas de Várzea. Grande-FIVE.E-mail: patricio16.giovana@gmail.com

Jacques Lenoir Gusmão Moraes, Instituto Cuiabano de Educação

Graduação em licenciatura plena de Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso. Pós-  graduação em Educação, motricidade e recreação - ICE - Instituto Cuiabano de Educação. E-mail: jacqueslgusmao@yahoo.com.br

Meire Lucinda Correa, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Graduação: Universidade Luterana do Brasil. Licenciatura em pedagogia. Pós- graduação: Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin. Curso de pós- graduação latu sensu em Educação Infantil na primeira infância e anos iniciais. Pós-graduação: Centro Universitário Leonardo da Vinci curso: psicopedagogia.

Uetes do Carmo Santos, UNIP-DF

Pós-graduado em Educação Infantil e Ensino Fundamental ( UNIP-DF) Pós- graduado em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (Facibra). Licenciado em Educação  Física Universidade Paulista (UNIP). E-mail: pefprofessor@gmail.com.

Wanderson Rodrigues Miranda, Faculdade FAMART

Graduado em Licenciatura em Computação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins; Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná;  Graduado em Licenciatura em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Itararé – FAFIT; Pós-graduando em Educação Infantil e Ensino Fundamental pela Faculdade FAMART; E-mail: miranda.wanderson@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/08/2021

Como Citar

Passos , C. C. de O. ., Bezerra, E. P. ., Moraes, J. L. G. ., Correa, M. L. ., Santos, U. do C. ., & Miranda, W. R. . (2021). AS BRINCADEIRAS E AS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(8), 706–723. https://doi.org/10.51891/rease.v7i8.2000

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)