SUPERVISÃO ESCOLAR E O SUCESSO NA APRENDIZAGEM DAS SÉRIES INICIAIS

Autores

  • Andreia Menegueti Universidade Cândido Mendes
  • Astrogilda Silva de Oliveira Universidade de Cuiabá
  • Edilaine da Silva Nazario Universidade Norte do Paraná
  • Gercina Fabiana Santana Barros UNIC
  • Giselle Carolina de Lima e Silva UNOPAR
  • Jacques Lenoir Gusmão Moraes Universidade Federal de Mato Grosso
  • Juliana Almeida de Oliveira Universidade de Cuiabá
  • Kassiani Giordani Faculdade CGESP
  • Marenize de Arruda Freire Instituto Cuiabano de Educação

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2648

Palavras-chave:

Supervisor escolar. Aprendizagem. Sucesso na Aprendizagem. Prática Docente.

Resumo

A aprendizagem é almejada no planejamento do processo de ensino-aprendizagem, fundamentando-se nos documentos e legislação vigentes na educação básica. a supervisão escolar trabalha junto aos professores na promoção de um processo de ensino-aprendizagem, que possibilite ao aluno construir o seu sucesso na aprendizagem. o objetivo geral deste estudo é discutir as potencialidades do trabalho da supervisão escolar na obtenção do sucesso na aprendizagem dos alunos. este estudo se qualifica como uma pesquisa bibliográfica. o desenvolvimento deste estudo se aprofunda na compreensão da importância do trabalho da supervisão escolar no contexto educacional, observando a sua influência no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da educação básica. As potencialidades da atuação do supervisor escolar na obtenção do sucesso na aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental consistem no seu trabalho de assessoria, com enfoque na gestão e qualidade do processo pedagógico.

Biografia do Autor

Andreia Menegueti, Universidade Cândido Mendes

Especialista em Educação Física pela Universidade Cândido Mendes – Rio de Janeiro. Graduada em Educação Física Licenciatura pela Universidade Cuiabá – UNIC. Professora efetiva da rede pública municipal de Cuiabá-MT. E-mail: andreiamenegueti978@gmail.com

Astrogilda Silva de Oliveira, Universidade de Cuiabá

Concluído em 1998 pela Universidade de Cuiabá – UNIC o curso de Pedagogia – Licenciatura Plena. Pós-Graduação em 2020 pela Faculdade de Educação São Luís o curso de Educação Especial e Inclusiva. E-mail: astrogildasilva10@gmail.com.

Edilaine da Silva Nazario, Universidade Norte do Paraná

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Pós-graduada em Educação Infantil com Ênfase em Alfabetização pelo Instituto Cuiabano de Educação - ICE. E-mail: Edilaine.nazario@gmail.com.

Gercina Fabiana Santana Barros, UNIC

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UNIC. Pós-graduada em Educação Infantil e Alfabetização pelo ICEC. E-mail: barrosfabiana212@gmail.com.

Giselle Carolina de Lima e Silva, UNOPAR

Licenciada em Pedagogia pela UNOPAR. Especialista em Educação Infantil com ênfase em letramento pela FACITEP. E-mail: gi.lima3@hotmail.com.

Jacques Lenoir Gusmão Moraes, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduação em licenciatura plena de Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso. Pós graduação em Educação, motricidade e recreação - ICE - instituto Cuiabano de Educação. E-mail: jacqueslgusmao@yahoo.com.br

Juliana Almeida de Oliveira, Universidade de Cuiabá

Licenciada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC. Pós-graduada em Educação Infantil com foco na Educação Especial pela Faculdade Afirmativo. e-mail: almeidajuliana359@gmail.com

Kassiani Giordani, Faculdade CGESP

Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Educação Infantil pela Faculdade CGESP. E-mail: kassigi18@gmail.com

Marenize de Arruda Freire, Instituto Cuiabano de Educação

Graduada em Pedagogia. Pós-graduada em Psicopedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação. E-mail: marenizefreire@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/10/2021

Como Citar

Menegueti, A. ., Oliveira, A. S. de ., Nazario, E. da S. ., Barros, G. F. S. ., Silva, G. C. de L. e, Moraes, J. L. G. ., Oliveira, J. A. de ., Giordani, K. ., & Freire, M. de A. . (2021). SUPERVISÃO ESCOLAR E O SUCESSO NA APRENDIZAGEM DAS SÉRIES INICIAIS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 1096–1107. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2648

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)