OS JOGOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

Autores

  • Dilmar Rodrigues da Silva Júnior Universidade Federal do Piauí- UFPI
  • Maria Divina Ferreira Lima Universidade Federal do Piauí- UFPI
  • Antonia Maria Cardoso e Silva Universidade Estadual do Maranhão- UEMA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10116

Palavras-chave:

Jogos. Educação infantil. Aprendizagem. Crianças.

Resumo

A presente pesquisa objetiva analisar a importância dos jogos na educação infantil através de narrativas de professoras. É preciso considerar a necessidade da implementação dos jogos como metodologias ativas e as didáticas mediadas em sala de aula, por meio de uma proposta lúdica. O interesse em desenvolver a pesquisa surgiu como uma inquietação de demonstrar de que forma os jogos poderão influenciar no processo da aprendizagem e de que maneira o professor deve adotar em sala de aula, como também, compreender que o uso de dinâmicas se configura como método que facilita na aprendizagem das crianças. Este estudo torna de extrema relevância em ser discutida à medida que suscita a importância dos jogos no processo de desenvolvimento da aprendizagem das crianças ao mesmo tempo, em que desperta atenção dos professores para a realização de práticas pedagógicas inovadoras para a educação infantil. Este estudo foi realizado por meio de levantamento bibliográfico visando o aprofundamento acerca das discussões sobre a temática. A pesquisa também foi realizada por meio de produção de dados em campo (in loco), visto que realizou uma pesquisa prática e dialogada com sujeitos reais sobre o tema. A conclusão evidencia que os jogos contribuem de forma significativa para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem das crianças, visto que o lúdico permite no desenvolvimento afetivo, social, motor e cognitivo de cada criança.

Biografia do Autor

Dilmar Rodrigues da Silva Júnior, Universidade Federal do Piauí- UFPI

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGed/ da Universidade Federal do Piauí — UFPI, na Linha de Pesquisa: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS DA DOCÊNCIA. Especialista em Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso pelo Instituto de Educação Athena, da Faculdade Dom Bosco. Especialização em Supervisão, Gestão e Planejamento Educacional pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano- IESF. Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão- Campus Caxias. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Profissionalismo Docente- NUPPED, no Centro de Ciências da Educação- CCE/UFPI. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas- NUPEFORDEPE. Participante do Ciclo de Estudos: Pesquisaformação, narrativas (auto)biográficas em tempos de coronavírus (CICLOPE)- UNICAMP. Atuou como Coordenador Pedagógico na Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia/SEMECT-CAXIAS (2017-2021). Atua como professor Supervisor Pedagógico efetivo na Prefeitura Municipal de Codó e Professor Seletivado na Universidade Estadual do Maranhão- UEMA. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas de interesse: Estagio Supervisionado na Formação de Professores, Desenvolvimento Profissional, Prática Pedagógica, Educação Infantil, Alfabetização, Narrativas (auto)biográficas. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2301-3096.

Maria Divina Ferreira Lima, Universidade Federal do Piauí- UFPI

Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: prática docente, formação de professores, formação docente, estágio supervisionado e avaliação. Professora da Universidade Federal do Piauí — UFPI.  

Antonia Maria Cardoso e Silva , Universidade Estadual do Maranhão- UEMA

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2013), validado pela Universidade de Uberaba/UNIUBE (2019). Pedagoga pela Universidade Estadual do Maranhão (1999). Especialista em Supervisão Escolar/UESPI, Especialista em Metodologia do Ensino Superior/UEMA, Especialista Gestão Escolar/UFMA, Especialista em Gestão Educacional/FATIN e Especialista em Filosofia, Sociologia e Religião/IESF. Professora Substituta da Universidade Estadual do Maranhão/UEMA, Professora de Escola Municipal? SEMECT em Caxias/MA, Professora Horista da Faculdade do Vale do Itapecuru/ FAI e supervisora do estágio supervisionado no IFMA. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Ensino Aprendizagem, Avaliação, Leitura, Lúdico, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Formação Continuada, Práticas Pedagógicas, Tecnologias da Comunicação e da Informação, Formação de Professores, Gestão Escolar, Gestão para Resultados, Supervisão Escolar, Planejamento Educacional e Práticas Inovadoras 

Downloads

Publicado

2023-06-02

Como Citar

Silva Júnior, D. R. da, Lima, M. D. F., & Silva , A. M. C. e. (2023). OS JOGOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(5), 3274–3284. https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10116