OS JOGOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10116Palavras-chave:
Jogos. Educação infantil. Aprendizagem. Crianças.Resumo
A presente pesquisa objetiva analisar a importância dos jogos na educação infantil através de narrativas de professoras. É preciso considerar a necessidade da implementação dos jogos como metodologias ativas e as didáticas mediadas em sala de aula, por meio de uma proposta lúdica. O interesse em desenvolver a pesquisa surgiu como uma inquietação de demonstrar de que forma os jogos poderão influenciar no processo da aprendizagem e de que maneira o professor deve adotar em sala de aula, como também, compreender que o uso de dinâmicas se configura como método que facilita na aprendizagem das crianças. Este estudo torna de extrema relevância em ser discutida à medida que suscita a importância dos jogos no processo de desenvolvimento da aprendizagem das crianças ao mesmo tempo, em que desperta atenção dos professores para a realização de práticas pedagógicas inovadoras para a educação infantil. Este estudo foi realizado por meio de levantamento bibliográfico visando o aprofundamento acerca das discussões sobre a temática. A pesquisa também foi realizada por meio de produção de dados em campo (in loco), visto que realizou uma pesquisa prática e dialogada com sujeitos reais sobre o tema. A conclusão evidencia que os jogos contribuem de forma significativa para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem das crianças, visto que o lúdico permite no desenvolvimento afetivo, social, motor e cognitivo de cada criança.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY