A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Cleonildo de Lima Campos Universidade de Cuiabá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2625

Palavras-chave:

Lúdico. Educação Infantil. Ensino. Aprendizagem. Musicalização.

Resumo

: O presente artigo tem como objetivo conceituar e compreender a importância da músicalização na Educação Infantil, como ferramenta fundamental para o desenvolvimento da criança na educação infantil. Justificando a escolha do tema, partiu de uma necessidade levantada dentro das práticas do estágio supervisionado I, onde algumas escolas não proporcionam a essa criança uma metodologia de ensino prazerosa, em busca de novas experiências que proporcionem a construção do processo de ensino aprendizagem. Quando a metodologia escolhida, será dividia em dois momentos, onde o primeiro momento se refere a escolha da metodologia que foi a pesquisa de cunho indutivo, realizando a pesquisa bibliográfica, em revistas eletrônicas especializadas no assunto, como em artigos e também em periódicos, além da consulta em bibliotecas virtuais de grandes universidades brasileiras, especializadas, juntamente com publicações físicas presentes no mundo acadêmico. O referido trabalho será dividido em três partes; sendo que em um primeiro momento abordará a história da educação infantil no Brasil atribuindo também a visão sob criança durante a evolução do processo histórico da educação infantil brasileira; o segundo momento relata a concepção do Lúdico na perspectiva de alguns autores, tratando o lúdico como principal ferramenta de aprendizagem na Educação Infantil; através jogos e brincadeiras como metodologia auxiliadora na construção do processo de ensino-aprendizagem; para finalizar o terceiro momento relata-se sobre a importância da música na educação Infantil. Uma Pesquisa baseada no pensamento de alguns autores como, Aries (1981), Lopes (2005), Kuhlmann (2005), Farias (2005), Rizzo (1997) e Ferreira (2003). Dessa forma, conclui-se que, construir um ensino de qualidade auxiliando e reconhecendo os direitos das crianças em seu processo de ensino e aprendizagem, permitindo que essa criança trilhe novos caminhos em busca de novas experiências com a aprendizagem.

Biografia do Autor

Cleonildo de Lima Campos, Universidade de Cuiabá

Bacharel em Direito pela Universidade de Cuiabá ( UNIC ) e Licenciado em Pedagogia pelo Centro Universitário UNINTER. E_mail: cleonildonildo19@hotmail.com.

Downloads

Publicado

30/10/2021

Como Citar

Campos, C. de L. . (2021). A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 890–909. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2625

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)