ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS CONTRA A PRÁTICA DO BULLYING NA ESCOLA

Autores

  • Cleonildo de Lima Campos Universidade de Cuiabá
  • Silvaneide da Silva Vieira Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão
  • Rosecler de Carvalho Senra Santos Universidade Federal do Mato Grosso
  • Abilene San Martin de Souza Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão
  • Juliana Patrícia Silva de Souza Universidade de Várzea Grande
  • Marilce Aparecida Saldanha de Carvalho Rede Municipal de Cuiabá
  • Maria Ângela de Farias Pinho

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.3144

Palavras-chave:

Lúdico. Educação Infantil. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo conceituar e compreender a importância do lúdico na Educação Infantil, como ferramenta fundamental para o desenvolvimento da criança na educação infantil. Justificando a escolha do tema, partiu de uma necessidade levantada dentro das práticas do estágio supervisionado I, onde algumas escolas não proporcionam a essa criança uma metodologia de ensino prazerosa, em busca de novas experiências que proporcionem a construção do processo de ensino aprendizagem. Quando a metodologia escolhida, será dividia em dois momentos, onde o primeiro momento se refere a escolha da metodologia que foi a pesquisa de cunho indutivo, realizando a pesquisa bibliográfica, em revistas eletrônicas especializadas no assunto, como em artigos e também em periódicos, além da consulta em bibliotecas virtuais de grandes universidades brasileiras, especializadas, juntamente com publicações físicas presentes no mundo acadêmico. O referido trabalho será dividido em três partes; sendo que em um primeiro momento abordará a história da educação infantil no Brasil atribuindo também a visão sob criança durante a evolução do processo histórico daeducação infantil brasileira; o segundo momento relata a concepção do Lúdico na perspectiva de alguns autores, tratando o lúdico como principal ferramenta de aprendizagem na Educação Infantil; através jogos e brincadeiras como metodologia auxiliadora na construção do processo de ensino-aprendizagem; para finalizar o terceiro momento relata-se sobre a importância do lúdico na educação Infantil. Uma Pesquisa baseada no pensamento de alguns autores como, Aries (1981), Lopes (2005), Kuhlmann (2005), Farias (2005), Rizzo (1997) e Ferreira (2003). Dessa forma, conclui-se que, construir um ensino de qualidade auxiliando e reconhecendo os direitos das crianças em seu processo de ensino e aprendizagem, permitindo que essa criança trilhe novos caminhos em busca de novas experiências com a aprendizagem.

Biografia do Autor

Cleonildo de Lima Campos, Universidade de Cuiabá

 Bacharel em direito pela UNIC (universidade de cuiabá), licenciado em pedagogia pelo Centro Universitário UNINTER, pós-graduado em educação infantil e psicopedagogia pela Faculeste.

Silvaneide da Silva Vieira, Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão

Licenciatura em pedagogia pela FEICS- Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão. Especialização em Educacao Infantil com ênfase em Educação Especial. AVEC Faculdades Integradas de Várzea Grande.

Rosecler de Carvalho Senra Santos, Universidade Federal do Mato Grosso

Faculdade de licenciatura plena em pedagogia realizada na Universidade Federal do Mato Grosso- UFMT. Especialização em Educação Infantil realizada na UFMT. Especialização em psicopedagogia realizada na FAUC.

Abilene San Martin de Souza, Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão

Licenciatura em pedagogia pela FEICS- Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão. Especialização em Educacao Infantil com ênfase em Educação Especial. AVEC Faculdades Integradas de Várzea Grande.

Juliana Patrícia Silva de Souza, Universidade de Várzea Grande

 Licenciada em pedagogia pela UNIVAG- Universidade de Várzea Grande

Marilce Aparecida Saldanha de Carvalho, Rede Municipal de Cuiabá

Formada em pedagogia e professora na rede Municipal de Cuiabá.

Maria Ângela de Farias Pinho

Graduação em  Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura plena em matemática. Pós- graduação em Educação de Jovens e Adultos.Pós- graduação em Educação Infantil

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Campos, C. de L. ., Vieira, S. da S. ., Santos, R. de C. S. ., Souza, A. S. M. de ., Souza, J. P. S. de ., Carvalho, M. A. S. de ., & Pinho, M. Ângela de F. . (2021). ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS CONTRA A PRÁTICA DO BULLYING NA ESCOLA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 3416–3435. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.3144