A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Alda Auxiliadora Melo Silva Faculdade Afirmativo
  • Daniele Marques Araújo de Souza Duarte Faculdade Afirmativo
  • Rosangela Aparecida Rodrigues Faculdades Integradas de Cuiabá

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6092

Palavras-chave:

Educação infantil. Ludicidade. Brincar. Aprendizagem.

Resumo

A brincadeira é uma forma de aprendizado na educação infantil. Este trabalho aborda e defende a ludicidade na educação, principalmente nesse nível de ensino. Tem o objetivo de entender a importância da ludicidade, nos processos de aprendizagem das crianças de o a 5 anos. Para isso foi realizada uma pesquisa, utilizando de estudos teóricos, entre eles Ariès, Vygotsky Kishimoto, Huizinga, Almeida, Fantacholli e outros. Entre os muitos resultados desta pesquisa ficou claro que a ludicidade deve fazer parte do trabalho, dos métodos e recursos dos docentes. É preciso compreender a influência da ludicidade na educação infantil, entender como uma criança aprende através de brincadeiras e jogos, e como isso pode favorecer seu desenvolvimento. O lúdico pode ser um importante recurso na aprendizagem influenciando também o lado afetivo, cognitivo e social da criança. Conclui-se que a ludicidade é muito importante no ambiente escolar e também para que alunos possam desenvolver um melhor convívio afetivo e social, tanto com colegas de sala como com a família, comunidade escolar e toda a sociedade em geral. A forma lúdica de ensinar é uma possibilidade das práticas de aprendizagem, no qual podem existir a criação e o respeito às regras, a ação de pensar e a conquista da autonomia.

 

Biografia do Autor

Alda Auxiliadora Melo Silva, Faculdade Afirmativo

Especialista em educação infantil, alfabetização e letramento. ano 2010-  Faculdade Afirmativo /  especialista em gestão escolar. ano 2016.promovida pela faculdade capixaba /licenciatura em pedagogia .ano 2005. Promovida pela  Faculdade Centro Universitário de Várzea Grande UNIVAG / licenciatura em pedagogia para educação infantil-  Universidade Federal de Mato Grosso. UFMT. E-mail: aldaauxiliadora@gmail.com

Daniele Marques Araújo de Souza Duarte, Faculdade Afirmativo

Especialista em educação Infantil — Faculdade Afirmativo. Licenciatura em pedagogia. Ano 2016. Promovida pela Universidade Norte do Paraná- UNOPAR.  E-mail: dnielesouza@gmail.com.

Rosangela Aparecida Rodrigues, Faculdades Integradas de Cuiabá

Especialista em Educação Especial - Faculdades Integradas de Cuiabá, FIC. Especialista em Educação Infantil: Práticas Pedagógicas- Faculdade Dom Alberto/ Licenciatura em Letras- Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT /Licenciatura em Pedagogia. Ano 2015. Promovida pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus. E-mail: rosangelaamanda@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2022-07-02

Como Citar

Silva, A. A. M. ., Duarte, D. M. A. de S. ., & Rodrigues, R. A. . (2022). A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 1582–1595. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6092