O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

4a Edição

Autores

  • Richeli Aparecida Nunes de Brito
  • Kele Regina da Silva Viana
  • Renata Carvalho da Silva Fernandes
  • Caroline Brandão
  • Maiza Carolina Lopes Santiago

Palavras-chave:

Lúdico. Recurso didático. Educação Infantil

Resumo

APRESENTAÇÃO

Este livro é resultado de uma pesquisa bibliográfica que visa subsidiar a prática docente de professores da educação infantil, pois é notória a carência de práticas que interessem ao lúdico neste nível de ensino onde muitas escolas priorizam o ensino formal de conhecimentos acadêmicos em leitura, matemática e escrita sem se preocupar com a ludicidade que permeia o universo infantil.

O livro enfatiza a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras que permeiam o mundo infantil, e enfatiza que o brincar é uma característica decisiva da infância. É relevante porque levanta a importância do brincar para a aprendizagem das crianças e chama a atenção dos professores para a mesma importância como referência conceitual para a educação infantil, em suas práticas pedagógicas. A pesquisa concluiu, por fim, que a ludicidade ajuda a melhorar o processo de ensino, toda criança tem o direito de brincar, por meio dessa atividade as crianças podem equilibrar as tensões geradas em seu mundo cultural e construir sua marca pessoal e personalidade. A ludicidade contribui para o desenvolvimento motor, social, emocional, afetivo e cognitivo das crianças.

Jogos e brincadeiras fazem parte da vida de crianças de diferentes culturas. Uma revisão da literatura sobre o tema mostra que os jogos e brincadeiras são extremamente importantes para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social, afetivo e cultural das crianças.

Com base nesta hipótese, o objetivo principal deste breve estudo é, fundamentalmente, utilizar-se como referência conceitual para todos aqueles que desejam realizar pesquisas e estudos relacionados aos temas abordados aqui, e para apoiar ainda mais o aprimoramento das práticas de ensino de professores em atividade na educação infantil.

Analisar e discutir a importância dos jogos na educação infantil na perspectiva da aprendizagem lúdica é uma pesquisa desafiadora, que nos permite refletir e compreender profundamente a importância e o significado da educação infantil.

Nesse nível de ensino, muitas escolas tendem a ensinar formalmente o conhecimento acadêmico de leitura, contagem e escrita sem se preocupar com a natureza lúdica de penetrar no mundo das crianças, que por sua vez constitui seu público.

As autoras.

Downloads

Publicado

2023-08-14

Como Citar

Brito, R. A. N. de, Viana, K. R. da S., Fernandes, R. C. da S., Brandão, C., & Santiago, M. C. L. (2023). O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: 4a Edição. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10–90. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/10684

Edição

Seção

E-books

Categorias