ALFABETIZAR OU NÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Dayana Kelly Oliveira da Silva Faculdade Afirmativo
  • Jozielle Alves de Paula Faculdades Evangélica Integradas Cantares de Salomão
  • Karla Freitas Farias Pfingstag Instituto Cuiabano de Educação
  • Lucia Regina Corrêa Faculdades Integradas de Várzea Grande
  • Maria Alice Alves de Aquino Faculdade  - UNIBF
  • Renata Carvalho da Silva Fernandes Faculdade Cuiabana de Educação e Letras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4844

Palavras-chave:

Crianças. Linguagem. Alfabetização.

Resumo

A alfabetização já ocorre nas escolas primárias, preferencialmente nos três primeiros anos desta etapa da educação básica, mas há um debate sobre quando esse ensino deve começar. O objetivo deste estudo foi investigar conceitos de tendência relacionados ao processo de alfabetização na educação infantil. Pode-se concluir que enquanto uma atualmente valoriza a linguagem das outras crianças e a alfabetização na linguagem infantil, a outra acredita que as crianças são expostas à linguagem escrita antes mesmo de ingressar na escola, e é no espaço escolar que esse conhecimento é sistemático.

Biografia do Autor

Dayana Kelly Oliveira da Silva, Faculdade Afirmativo

Graduação Pedagogia Centro Universitário Cândido Rondon – UNIRONDON. Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Afirmativo.

Jozielle Alves de Paula, Faculdades Evangélica Integradas Cantares de Salomão

Graduada em Pedagogia pela Faculdades Evangélica Integradas Cantares de Salomão – FEICS. Especialista em Neuoeducação pela Faculdades Evangélica Integradas Cantares de Salomão – FEICS.

Karla Freitas Farias Pfingstag, Instituto Cuiabano de Educação

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE. Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE.

Lucia Regina Corrêa, Faculdades Integradas de Várzea Grande

Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário – UNIVAG. Especialista em Educação Especial pela Faculdades Integradas de Várzea Grande -  FIAVEC.

Maria Alice Alves de Aquino, Faculdade  - UNIBF

Graduada em Pedagogia pela Faculdades Evangélica Integradas Cantares de Salomão – FEICS, Especialista em Neuroaprendizagem pela Faculdade  - UNIBF.

Renata Carvalho da Silva Fernandes, Faculdade Cuiabana de Educação e Letras

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Psicopedagogia promovido pela Faculdade Cuiabana de Educação e Letras – FACEL.

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Publicado

2022-04-11

Como Citar

Silva, D. K. O. da ., Paula, J. A. de ., Pfingstag, K. F. F. ., Corrêa, L. R. ., Aquino, M. A. A. de ., & Fernandes, R. C. da S. . (2022). ALFABETIZAR OU NÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 2076–2088. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4844