HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Eda Maria Sousa Matos da Conceição Universidade Federal de Mato Grosso
  • Jóici Pinheiro da Silva Faculdades Integradas de Ariquemes
  • Joicy Laura da Silva Agripino Universidade Federal de Mato Grosso
  • Karla Freitas Farias Pfingstag Instituto Cuiabano de Educação
  • Miriã Dias Ferreira Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia
  • Rosangela Kovalski da Cruz Lima Darwin Monteiro da Silva

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4098

Palavras-chave:

Educação alimentar. Educação Infantil. Projetos educativos.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a necessidade de alimentação saudável na primeira infância e propor projetos que introduzam esse tema para crianças na educação infantil. A metodologia utilizada é o estudo bibliográfico e a pedagogia dos projetos no conjunto de duas propostas de projetos a serem aplicados em aula. A alta prevalência de doenças decorrentes de maus hábitos alimentares e sedentarismo entre os jovens vem aumentando a demanda por ações para prevenção dessas doenças e melhoria da qualidade de vida da população. A formação de hábitos alimentares saudáveis e outras atitudes começam na infância,  razão pela qual a escola é um local propício para o desenvolvimento de atividades, projetos e ações que levem ao desenvolvimento. frutas. É fundamental que os professores possam desenvolver com os alunos atividades educativas que contribuam para uma alimentação saudável, levando em consideração a idade, a cultura da região e a situação financeira dos envolvidos. As atividades devem contribuir para a compreensão dos alunos e para que possam estender o conteúdo aprendido aos pais, familiares e a comunidade na qual vive. O professor, por meio de projetos pedagógicos criativos, inovadores, interdisciplinares, participativos e em conjunto com a família, pode realizar ações visando à melhoria do conhecimento sobre alimentação, a qualidade de vida a curto e longo prazo e desenvolvendo novos e saudáveis hábitos de alimentação nos alunos e na comunidade.

Biografia do Autor

Eda Maria Sousa Matos da Conceição, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pela Associação Várzea Grandense de Ensino e Cultura – AVEC.

Jóici Pinheiro da Silva, Faculdades Integradas de Ariquemes

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR.

Joicy Laura da Silva Agripino, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.

Karla Freitas Farias Pfingstag, Instituto Cuiabano de Educação

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE, e Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE.

Miriã Dias Ferreira, Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia, Especialista em Educação Especial AEE pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.

Rosangela Kovalski da Cruz Lima, Darwin Monteiro da Silva

Formação acadêmica Magistério pela Escola de 2º Grau Darwin Monteiro da Silva.

Downloads

Publicado

2022-02-18

Como Citar

Conceição, E. M. S. M. da ., Silva, J. P. da ., Agripino, J. L. da S. ., Pfingstag, K. F. F. ., Ferreira, M. D. ., & Lima, R. K. da C. . (2022). HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 1781–1800. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.4098