OLHARES DOCENTES: UM ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Euzilene Ferreira de Rezende FACMAIS - Faculdade de Inhumas/GO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3768

Palavras-chave:

Inclusão Escolar. Educação Infantil. Formação de Professores. Trindade/GO.

Resumo

O presente artigo tem como propósito apresentar os resultados da pesquisa[1] que investigou a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas na Educação Infantil, do município de Trindade/GO, a partir da percepção docente. O objetivo geral do estudo foi evidenciar os aspectos da operacionalização da inclusão, na educação infantil do referido município, sob a ótica do professor e, dentre os objetivos específicos, identificar se o sistema educacional incentiva a participação docente em cursos de formação continuada. Trata-se de uma pesquisa de campo, de natureza qualiquantitativa. A amostra foi formada por 25 professoras que atendem na educação infantil da referida rede de ensino. Para coleta de dados foram utilizadas as seguintes técnicas: questionário semiestruturado e análise documental. O tratamento dos dados deu-se à luz da ótica da análise de conteúdo. A análise da pesquisa revelou que o processo inclusivo acontece a partir: de instituições favoráveis à inclusão, contando com diretores, coordenadores, colaboradores e docentes totalmente abertos a esta questão e cientes da importância da presença das crianças com NEE no contexto regular de ensino; da atuação conjunta de profissionais de apoio (pedagógico e higienizador), professores regentes e de AEE, bem como do suporte da equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Educação (assistente social, fonoaudióloga, psicóloga e psicopedagoga) e das famílias; do trabalho desenvolvido pelas docentes que é marcado pelo sentimento de pertença, não somente em relação ao acolhimento, mas ao planejarem as atividades propostas em sala de aula, promovendo a interação e considerando o que é particular a cada criança, mesmo sem condições favoráveis tal fim. Revelou também que o sistema educacional incentiva a capacitação e que a formação continuada das interlocutoras-professoras participantes constitui um diferencial para atuar no processo inclusivo, por possibilitar melhores condições para promover a escolarização das crianças atendidas. Todavia, a capacitação contínua, por si só, não garante a efetivação da inclusão escolar no município estudado. São necessários, segundo os dados analisados, elementos básicos para a inclusão: políticas públicas efetivas, materiais/recursos pedagógicos, infraestrutura física com acessibilidade, qualificação da equipe de apoio (contratos temporários), projetos que envolvam a família e outros. Por fim, o estudo revelou que muito ainda precisa ser feito para que a educação infantil inclusiva se legitime no município de Trindade/GO.

Biografia do Autor

Euzilene Ferreira de Rezende, FACMAIS - Faculdade de Inhumas/GO

Mestre em Educação - FacMais - Faculdade de Inhumas/GO - E-mail: euzilenerezende@hotmail.com 

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Publicado

2022-01-31

Como Citar

Rezende, E. F. de . (2022). OLHARES DOCENTES: UM ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 162–196. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3768