JOGOS E BRINCADEIRAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO

Autores

  • Benedita Araújo dos Santos Faculdades Águas Emendadas
  • Joicy Laura da Silva Agripino Universitário Leonardo da Vinci
  • Mara Rosemary Claviso Silveira Faculdades Integradas de Cuiabá
  • Marília Gomes da Silva Universidade Federal de Mato Grosso
  • Patrícia Zabotto Ferreira UNICESUMAR
  • Zenaide Soares da Silva Faculdade Afirmativo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2818

Resumo

Professor deve usar uma variedade de técnicas e métodos de ensino para transmitir e desenvolver o conhecimento de seus alunos. Os jogos e brincadeiras representam um rico recurso educacional que inclui informação, cultura, comprovação de direitos, desenvolve valores na educação, entre outros benefícios e vantagens para aprender e contribuir para o desenvolvimento da criança e de suas potencialidades, além de construir relações cognitivas que privilegiem o carinho, o respeito, a solidariedade e o companheirismo. Na educação, um processo de aprendizagem em que o conhecimento é construído, avaliado e renovado no dia a dia, o brincar e o aprender formam uma relação efetiva que se consolida ao longo de todo o processo de aquisição do conhecimento. O jogo é um dos recursos educacionais mais utilizados para motivar e promover a aprendizagem, principalmente na educação infantil.

Biografia do Autor

Benedita Araújo dos Santos, Faculdades Águas Emendadas

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Cândido Rondon - UNIRONDON, Especialista em Educação Infantil e Especial pelas Faculdades Águas Emendadas - FAE.

Joicy Laura da Silva Agripino, Universitário Leonardo da Vinci

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Maro Grosso – UFMT, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI.

Mara Rosemary Claviso Silveira, Faculdades Integradas de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Mato-grossense de Ciências Sociais e Humanas, Especialista em Educação Infantil com ênfase em Educação Especial pelas Faculdades Integradas de Cuiabá – FIC.

Marília Gomes da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Docência da Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Patrícia Zabotto Ferreira, UNICESUMAR

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá  - UNICESUMAR, Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pelo Centro Universitário de Maringá  - UNICESUMAR

Zenaide Soares da Silva, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Afirmativo.

Downloads

Publicado

08/11/2021

Como Citar

Santos, B. A. dos ., Agripino, J. L. da S. ., Silveira, M. R. C. ., Silva, M. G. da ., Ferreira, P. Z. . ., & Silva, Z. S. da . (2021). JOGOS E BRINCADEIRAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2344–2358. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2818