O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

  • Eliana André Santana UNOPAR
  • Isabel Cristina Rufino Centro Universitário Leonardo da Vinci
  • Jóici Pinheiro da Silva Faculdades Integradas de Ariquemes
  • Raquel de Almeida Santos Faculdade Afirmativo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4373

Palavras-chave:

Brincadeira. Desenvolvimento Infantil. Perspectiva histórico cultural.

Resumo

Este artigo discute a importância do brincar para o desenvolvimento infantil, do ponto de vista cultural e histórico de Vigotski. Esta é uma discussão sobre a experiência lúdica com crianças e adultos durante a Semana Mundial do Brincar de 2016 e sua relação com a formação de professores. Contrariando as noções simplistas de brincar de hoje, Aliança Pela Infância chama a atenção dos adultos para as culturas, formas de ser e estar no mundo da infância, a partir de pesquisas e debates realizados por especialistas em infância de diferentes áreas do conhecimento: educação, antropologia, medicina, psicologia, educação física, entre outros.

Biografia do Autor

Eliana André Santana, UNOPAR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Graduada 2ª Licenciatura em Geografia  pela FAVENI, Especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Educação Especial pela FAVENI, Especialista em Gestão Pública e Gestão de Pessoas pela FAVENI.

Isabel Cristina Rufino, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Graduada em Matemática pelo Centro Universitário – UNIVAG, Graduada em Pedagogia pela Braz Cubas Centro Universitário, Especialista em Matemática pelo Centro Universitário – UNIVAG. Especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Jóici Pinheiro da Silva, Faculdades Integradas de Ariquemes

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Ariquemes – FIAR.

Raquel de Almeida Santos, Faculdade Afirmativo

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Várzea Grande – UNIVAG. Especialista em Educação Infantil pela Faculdade Afirmativo.

Downloads

Publicado

2022-03-10

Como Citar

Santana, E. A. ., Rufino, I. C. ., Silva, J. P. da ., & Santos, R. de A. . (2022). O BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 1344–1354. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4373