BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DO PROFESSOR

Autores

  • Cylly Viviane da Silva AVEC
  • Danielle Barbosa Martins Rodrigues Mesquita FAUC
  • Danielle Priscilla dos Reis Nonato IESMIG
  • Eliana André Santana FAVENI
  • Luciana Martins Rodrigues de Oliveira Faculdade Evangélica Integradas Cantares de Salomão
  • Luciene Gercy Rodrigues Sousa AVEC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5911

Palavras-chave:

Brincar. Criança. Educação Infantil. Professor.

Resumo

O brincar no espaço e no tempo da educação infantil como facilitador da aprendizagem das crianças, mas percebendo que muitas vezes é negligenciado ou até mesmo ignorado, compreendido de forma espontânea por adultos que têm um papel organizacional para pensar o trabalho docente. Com base em autores como Kishimoto (1997; 1998), Moyles (2002; 2006), Brock (2011), Fortuna (2011), e documentos oficiais produzidos para a educação infantil (BRASIL, 1998; 2010) e (CAMPOS 2009), tentamos refletir sobre as teorias que sustentam a oferta de brincadeiras no contexto da educação infantil e examinar a construção da participação do adulto nas experiências educativas.

Biografia do Autor

Cylly Viviane da Silva, AVEC

Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA, Especialista em Educação Infantil e Alfabetização pela Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura – AVEC.

Danielle Barbosa Martins Rodrigues Mesquita, FAUC

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Educação Infantil pela FAUC com parceria pelo Instituto Educar.

Danielle Priscilla dos Reis Nonato, IESMIG

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Ensino de Artes na Educação Infantil pelo Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais – IESMIG.

Eliana André Santana, FAVENI

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Educação Especial pelo Grupo Educacional FAVENI, Especialista em Gestão Pública e Gestão de Pessoas pelo Grupo Educacional FAVENI, Graduada 2ª Licenciatura em Geografia pelo Grupo Educacional FAVENI.

Luciana Martins Rodrigues de Oliveira, Faculdade Evangélica Integradas Cantares de Salomão

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Evangélica Integradas Cantares de Salomão – FEICS, Especialista em Docência da Educação Infantil e Anos Iniciais pela Faculdade Evangélica Integradas Cantares de Salomão – FEICS.

Luciene Gercy Rodrigues Sousa, AVEC

Graduada em Pedagogia pela Faculdades Integradas de Várzea Grande, Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultural – AVEC.

Downloads

Publicado

22/06/2022

Como Citar

Silva, C. V. da ., Mesquita, D. B. M. R. ., Nonato, D. P. dos R. ., Santana, E. A. ., Oliveira, L. M. R. de ., & Sousa, L. G. R. . (2022). BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PAPEL DO PROFESSOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 2996–3011. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5911

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)