A EMOÇÃO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

  • Cristiano Proença Santos UNOPAR
  • Danielle Barbosa Martins Rodrigues Mesquita UNOPAR
  • Danielle Priscilla dos Reis Nonato Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais
  • Elenice Vanda da Silva Santana Centro Universitário de Várzea Grande
  • Luciana Martins Rodrigues de Oliveira Faculdade Evangélica Integradas Cantares de Salomão
  • Sara Lima Nascimento Faculdade Integrada de Vázea Grande

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5910

Palavras-chave:

Henri Wallon. Emoção. Desenvolvimento infantil. Formação docente.

Resumo

Este artigo oferece uma visão geral da pesquisa psicogenética de Henri Wallon, inicialmente situando sua trajetória de vida em um contexto histórico e social para compreender seu impacto em sua pesquisa. Reflete sua teoria que enfatiza a emoção como eixo central do desenvolvimento infantil e sua relação com o desenvolvimento cognitivo, motor e interação. Considerando a importância da visão dialética e humanista da pessoa completa de Wallon para a prática educativa, buscamos enfatizar a emoção. Por isso, busca proporcionar a formação de professores, principalmente da educação infantil, com ênfase na emoção, e ao buscar a formação, os educadores devem saber como se dá o desenvolvimento infantil em tais situações para que seja possível contribuir como mediadores e facilitadores, que analisam a importância das emoções na aprendizagem das crianças, seu desenvolvimento global e as relações entre professor e aluno.

Biografia do Autor

Cristiano Proença Santos, UNOPAR

Graduado em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Graduado em Pedagogia pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologias.

Danielle Barbosa Martins Rodrigues Mesquita, UNOPAR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Especialista em Educação Infantil pela FAUC com parceria pelo Instituto Educar.

Danielle Priscilla dos Reis Nonato, Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Ensino de Artes na Educação Infantil pelo Instituto de Ensino Superior de Minas Gerais – IESMIG.

Elenice Vanda da Silva Santana, Centro Universitário de Várzea Grande

Graduada em Pedagogia pelo UNIVAG - Centro Universitário de Várzea Grande.

Luciana Martins Rodrigues de Oliveira, Faculdade Evangélica Integradas Cantares de Salomão

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Evangélica Integradas Cantares de Salomão – FEICS, Especialista em Docência da Educação Infantil e Anos Iniciais pela Faculdade Evangélica Integradas Cantares de Salomão - FEICS.

Sara Lima Nascimento, Faculdade Integrada de Vázea Grande

Graduada em Letras/Literatura pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Graduada em Pedagogia pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologias, Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade Integrada de Vázea Grande, Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Metropolitana, Especialista em Educação Infantil e Letramento pela Faculdade Metropolitana.

Downloads

Publicado

22/06/2022

Como Citar

Santos, C. P. ., Mesquita, D. B. M. R. ., Nonato, D. P. dos R. ., Santana, E. V. da S. ., Oliveira, L. M. R. de ., & Nascimento, S. L. . (2022). A EMOÇÃO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 2982–2995. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5910

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)