ATENÇÃO PRECOCE E SUA RELEVÂNCIA NO ENFRENTAMENTO DOS ATRASOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

  • Patrícia Baggio Holzmann UNEATLANTICO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22453

Palavras-chave:

Atenção Precoce. Desenvolvimento Infantil. Educação Inclusiva.

Resumo

Esse artigo buscou compreender a relevância da atenção precoce no enfrentamento dos atrasos no desenvolvimento infantil, destacando sua importância como política de promoção da saúde e da inclusão. O objetivo foi refletir sobre os impactos positivos das intervenções educativas e interdisciplinares realizadas nos primeiros anos de vida, considerando as dimensões cognitiva, emocional e social da criança. A pesquisa adotou metodologia de natureza qualitativa, com base em revisão bibliográfica de obras de autores como Vygotsky, Piaget, Freire, Wallon e Bronfenbrenner, além de documentos oficiais como a BNCC e a Política Nacional de Educação Especial. Os resultados indicaram que a atenção precoce contribui para o desenvolvimento global das crianças, potencializando a aprendizagem, fortalecendo vínculos familiares e prevenindo defasagens cognitivas e comportamentais. Evidenciou-se que o sucesso dessas ações depende da formação docente, do trabalho em rede e da escuta sensível dos profissionais envolvidos. Conclui-se que a atenção precoce deve ser entendida como investimento social e humano, essencial para garantir o direito das crianças a um desenvolvimento integral e para consolidar uma educação inclusiva e de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Baggio Holzmann, UNEATLANTICO

Mestra: atenção precoce, Uneatlantico. 

Downloads

Publicado

2025-11-29

Como Citar

Holzmann, P. B. (2025). ATENÇÃO PRECOCE E SUA RELEVÂNCIA NO ENFRENTAMENTO DOS ATRASOS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(11), 9339–9348. https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22453