A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Adnei da Silva Seixas Santos
  • Danielle Barbosa Martins Rodrigues Mesquita
  • Cristiano Proença Santos
  • Cheila Soares Professor
  • Maria Marcilene Leite da Silva Costa
  • Ruan Felipe da Silva Cesário

Palavras-chave:

ROTINA .EDUCAÇÃO INFANTIL. CRIANÇA

Resumo

Nas instituições voltadas para o atendimento e educação de crianças menores de 5 anos, há uma preocupação crescente em organizar o trabalho pedagógico, portanto, cuidar também da rotina escolar como forma de organização do cotidiano. Atividades do jardim de infância. Daí a questão problemática: Como as instituições de educação infantil abordam as rotinas de organização do trabalho pedagógico?

Nesse sentido, o objetivo geral foi estudar as rotinas de organização do trabalho pedagógico das instituições de ensino infantil. Assim, percebendo a importância do trabalho pedagógico na educação infantil; analisar o papel da rotina na organização do trabalho pedagógico; apresentar propostas para a organização do funcionamento diário das instituições de ensino infantil.

Metodologicamente, trata-se de um estudo bibliográfico, que se inicia com a leitura e análise de textos e, além da discussão teórica, com sugestões de diversas atividades rotineiras.

A tarefa do educador e de todos os responsáveis por este processo é desenvolver as capacidades de cada ser e oferecer momentos para o desenvolvimento pessoal e social das crianças. Nesse sentido, a rotina deve ser planejada de forma que atenda às necessidades de todos os atores e faça uma gestão do tempo que se mova com as crianças.

Os resultados deste livro mostram que alguns adultos enfrentam o dilema de não respeitar a individualidade e as idiossincrasias da criança e seguir rigorosamente a rotina que muitas vezes lhe é prescrita.

O universo de uma criança é composto por ludicidade, espontaneidade, criatividade, imaginação, fantasia, jogos, música, corpo, gestos, entre outras coisas, por isso não é adequado para uma organização fragmentada. Isso requer novas formas de intervenção de crianças pequenas que têm sua própria percepção de educação. Para que tal mudança ocorra, é preciso enfatizar as condições de trabalho e a organização do tempo e do espaço para crianças e adultos no ambiente escolar.

                                                                                                                                                                                                                         Os autores,

Downloads

Publicado

2021-10-06

Como Citar

Santos, A. da S. S. ., Mesquita, D. B. M. R., Santos, C. P. ., Professor, C. S. ., Costa, M. M. L. da S. ., & Cesário, R. F. da S. . (2021). A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 19–114. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/6950

Edição

Seção

E-books

Categorias