A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ NA APRENDIZAGEM E NO DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DE CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS EM AMBIENTES ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23254Palavras-chave:
Programa Criança Feliz. Primeira Infância. Desenvolvimento Socioemocional. Educação Infantil. Família e Escola.Resumo
O Desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida é um período crucial, no qual experiências, vínculos afetivos e estímulos adequados influenciam diretamente a formação de competências cognitivas, socioemocionais e sociais. Nesse contexto, políticas públicas voltadas à primeira infância ganham grande relevância, especialmente para famílias em situação de vulnerabilidade social. O Programa Criança Feliz (PCF), criado pelo Governo Federal brasileiro em 2016, é uma dessas iniciativas, voltada para apoiar o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos por meio de visitas domiciliares, orientações aos cuidadores e atividades de estimulação precoce. Este estudo se propõe a investigar, de forma qualitativa, como o PCF impacta a rotina escolar e o desenvolvimento socioemocional das crianças atendidas. Para isso, foram adotadas entrevistas semiestruturadas com professores, coordenadores pedagógicos e visitadores do programa, além de observações diretas em salas de aula de escolas públicas que atendem crianças beneficiadas pelo PCF. O objetivo principal é compreender de que forma as ações do programa no ambiente familiar se refletem no cotidiano escolar, influenciando o comportamento, a aprendizagem e as relações interpessoais das crianças. Em síntese, este estudo evidencia que o Programa Criança Feliz exerce impacto positivo e significativo na vida escolar das crianças, promovendo avanços no comportamento social, na expressão emocional, na linguagem, na autonomia e na participação familiar. Ao mesmo tempo, aponta caminhos para aprimorar a integração entre os sistemas, garantindo um cuidado integral, que considere a criança em sua totalidade e promova um desenvolvimento pleno desde os primeiros anos de vida.
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