EDUCAÇÃO INFANTIL: AMBIENTE ALFABETIZADOR

Autores

  • Angélica Cristina Alves da Silva
  • Claudia Dias Barbosa
  • Claudia Walkiria Faria de Souza
  • Erica Batista da Silva
  • Luzia Marques do Carmo
  • Maria Conceição Cerqueira Caldas Oliveira

Palavras-chave:

Educação Infantil. Crianças. Leitores.

Resumo

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e visa o desenvolvimento integral físico, mental, intelectual e social das crianças menores de seis anos, complementando a ação familiar e comunitária. Também é chamada de educação infantil, jardim de infância ou educação pré-escolar. Ao determinar os limites entre creche e pré-escola, ou entre pré-escola e ensino fundamental, há alguns critérios a serem considerados: a natureza educacional do programa, se é baseado ou não em uma escola ou centro com equipamentos especiais, a qualificação do professor e faixa-etária da criança. Nessa fase, inicia-se a jornada da criança para o ambiente escolar. Como em qualquer começo, pode ser muito difícil tanto para as crianças quanto para os pais. É aqui que os professores/educadores se tornam importantes. Esta fase não deve ser traumática, mas memorável. De acordo com a Seção II da LDB nº 9.394, nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, na primeira etapa da educação básica, os educadores devem proporcionar atividades que desenvolvam os aspectos cognitivos, emocionais, psicomotores e sociais das crianças. Os objetivos da educação infantil devem visar o desenvolvimento físico, emocional, social e intelectual das crianças, com o objetivo de desenvolver sua autonomia, autocontrole e confiança na auto expressão e comunicação.

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Publicado

2022-05-20

Como Citar

Silva, A. C. A. da ., Barbosa, C. D. ., Souza, C. W. F. de ., Silva, E. B. da ., Carmo, L. M. do ., & Oliveira, M. C. C. C. . (2022). EDUCAÇÃO INFANTIL: AMBIENTE ALFABETIZADOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 09–58. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/5377

Edição

Seção

E-books

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