A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Cíntia Farias de Almeida Faculdade Mauá
  • Francisco Cardoso Mendonça Faculdade Mauá
  • Ana Angélica da Silva Faculdade Mauá
  • Ana Paula da Silva Pereira de Oliveira Centro de Ensino Superior do Brasil
  • Aline Vieira da Silva
  • Hellen Caroline Costa Vieira

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23205

Palavras-chave:

Família. Escola. Educação Infantil. Desenvolvimento Integral. Parceria Educativa. Aprendizagem. Socialização.

Resumo

O presente trabalho analisa a relevância da relação entre família e escola para o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil, adotando uma abordagem qualitativa e descritiva baseada em revisão de literatura. A pesquisa reúne contribuições de autores que discutem o papel de ambos os contextos formativos e evidencia como a colaboração entre eles fortalece dimensões cognitivas, emocionais e sociais da infância. Ao examinar diferentes perspectivas teóricas, o estudo demonstra que a participação familiar no cotidiano escolar amplia o interesse da criança pelas atividades, favorece comportamentos positivos e contribui diretamente para o avanço do aprendizado. A atuação da família promove segurança emocional, reforça a autoestima e estimula atitudes de autonomia, o que se reflete na adaptação da criança às rotinas educativas. Em contrapartida, a falta de envolvimento familiar tende a gerar desmotivação, dificuldades de socialização e fragilidades no desempenho acadêmico, comprometendo o percurso formativo na primeira infância. O estudo também destaca que a escola desempenha papel essencial ao desenvolver práticas pedagógicas que incentivam o diálogo, a escuta e a corresponsabilidade com os responsáveis, criando ambientes acolhedores e colaborativos. Quando a instituição escolar estabelece comunicação transparente e adota estratégias que aproximam as famílias, fortalece-se um vínculo que potencializa o desenvolvimento infantil e possibilita intervenções pedagógicas mais eficazes. Nesse sentido, a construção de uma relação cooperativa entre família e escola torna-se indispensável para garantir uma educação de qualidade, pautada na afetividade, no respeito e no desenvolvimento integral da criança. O estudo conclui que investir em políticas e ações que consolidem essa parceria representa um caminho fundamental para promover o bem-estar, a inclusão e o sucesso escolar na Educação Infantil

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Biografia do Autor

Cíntia Farias de Almeida, Faculdade Mauá

Graduanda do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade Mauá – GO.

Francisco Cardoso Mendonça, Faculdade Mauá

Professor Mestre Orientador do Trabalho de Conclusão de Curso Faculdade Mauá – GO.

Ana Angélica da Silva, Faculdade Mauá

Pós- graduada. Faculdade Mauá-GO. .

Ana Paula da Silva Pereira de Oliveira, Centro de Ensino Superior do Brasil

Especialista em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia pelo Centro de Ensino Superior do Brasil – ICSH- CESB (Brasil).

Aline Vieira da Silva

Mestre em Educação.

Hellen Caroline Costa Vieira

Especialista em Gestão e tutoria.

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Publicado

2025-12-09

Como Citar

Almeida, C. F. de, Mendonça, F. C., Silva, A. A. da, Oliveira, A. P. da S. P. de, Silva, A. V. da, & Vieira, H. C. C. (2025). A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(12), 3050–3062. https://doi.org/10.51891/rease.v11i12.23205