A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2908Palavras-chave:
Formação continuada. Paradigmas. Pedagogia crítica.Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre a formação continuada de educadores da primeira infância, enfocando nossos modelos fundamentais de formação em interface com a pedagogia crítica de autores como Adorno (1995), Alarcão (2001), Behrens (2007), Freire (1996), Giroux (1997), Mclaren (1997), Névoa (1995), entre outros. Este artigo expõe os teóricos da formação continuada, de forma sintética, enfatizando que a formação continuada nos conscientiza que nos leva ao humano, à verdadeira libertação em busca de emancipação ou empoderamento. Apresentamos também um panorama dos modelos de formação que influenciaram e continuam a influenciar a formação de professores em nosso país, articulando-se com a pedagogia crítica no sentido de colocar problemas conceituais, reformar práticas, levar à construção de uma consciência crítica. A reflexão aqui abordada nos leva a perceber que a pedagogia crítica deve nortear nossa formação continuada, levando-nos a reconhecer e transformar os traços antidemocráticos e opressores da hegemonia do regime para dar um novo sentido à prática docente.
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