A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Camila da Silva Rondon Campos Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC
  • Cleuza da Silva Freire Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Dagmar Modesto Batista Barros Faculdade de Educação de Tangará da Serra – UNISERRA
  • Irineide Santos Costa Faculdade UNIVEST de Educação
  • Mickyciele da Silva Caldas Almeida Faculdade  - FAVENI
  • Rosidete Conceição da Silva Gaudêncio Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Ruan Felipe da Silva Cesário Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2908

Palavras-chave:

Formação continuada. Paradigmas. Pedagogia crítica.

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a formação continuada de educadores da primeira infância, enfocando nossos modelos fundamentais de formação em interface com a pedagogia crítica  de autores como Adorno (1995), Alarcão (2001), Behrens (2007), Freire (1996), Giroux (1997), Mclaren (1997), Névoa (1995), entre outros. Este artigo expõe os teóricos da formação continuada, de forma sintética, enfatizando que a formação continuada nos conscientiza que nos leva ao humano, à verdadeira libertação  em busca de emancipação ou empoderamento. Apresentamos também um panorama dos modelos de formação que influenciaram e continuam a influenciar a formação de professores em nosso país, articulando-se com a pedagogia crítica no sentido de colocar problemas conceituais, reformar práticas, levar à construção de uma consciência crítica. A reflexão aqui abordada nos leva a perceber que a pedagogia crítica deve nortear nossa formação continuada, levando-nos a reconhecer e transformar os traços antidemocráticos e opressores da hegemonia do regime para dar um novo sentido à prática docente.

Biografia do Autor

Camila da Silva Rondon Campos, Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Educação Infantil pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIAVEC.

Cleuza da Silva Freire, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Graduada em Pedagogia – Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso, Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Dagmar Modesto Batista Barros, Faculdade de Educação de Tangará da Serra – UNISERRA

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá – UNIC, Especialista em Educação Especial – Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade de Educação de Tangará da Serra – UNISERRA.

Irineide Santos Costa, Faculdade UNIVEST de Educação

 Graduada em Pedagogia pela Faculdade UNIVEST de Educação, Especialista em Educação Infantil e Letramento pela Faculdade UNIVEST de Educação.

Mickyciele da Silva Caldas Almeida, Faculdade  - FAVENI

Graduada em Pedagogia pela Universidade Pitágoras – UNOPAR, Especialista em Educação Infantil: prática pedagógica pela Faculdade  - FAVENI.

Rosidete Conceição da Silva Gaudêncio, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Cândido Rondon – UNIRONDON, Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Especialista em Relações Raciais no Contexto do EJA – Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialista em Informática na Educação.

Ruan Felipe da Silva Cesário, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduado em Pedagogia pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia, Especialista em Atendimento Educaional Especializado – AEE pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

Downloads

Publicado

16/11/2021

Como Citar

Campos, C. da S. R. ., Freire, C. da S. ., Barros, D. M. B. ., Costa, I. S. ., Almeida, M. da S. C. ., Gaudêncio, R. C. da S. ., & Cesário, R. F. da S. (2021). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(10), 2664–2676. https://doi.org/10.51891/rease.v7i10.2908

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.