ASPECTOS NORMATIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Adnei da Silva Seixas Santos Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Carla Auxiliadora Barreto Romão Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia
  • Claudimeire de Oliveira França Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin – FTED
  • Débora Thais Nascimento da Silva Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia
  • Elaine Escobar Medeiros Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia
  • Sandra Lucia Ferreira Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7310

Palavras-chave:

Educação Infantil. Aspectos Normativos. Prática profissional.

Resumo

O presente artigo apresenta os principais Aspectos Normativos da educação infantil no Brasil, especialmente as que surgiram da Constituição Federal de 1988, do Estatuto da Criança e do Adolescente, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e as Diretrizes Curriculares para o Ensino Infantil. O objetivo é destacar as disposições legais relevantes para melhor compreensão do ensino infantil no Brasil, assim como destacar a relevância do conhecimento desse diplomas legais para a prática profissional desse nível de ensino.

Biografia do Autor

Adnei da Silva Seixas Santos, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Graduada em Pedagogia para a Educação Infantil Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Especialista em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.

Carla Auxiliadora Barreto Romão, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo. Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Alfabetização pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

Claudimeire de Oliveira França, Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin – FTED

Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil – ULBRA. Especialista em Educação Infantil, letramento e Anos Iniciais pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin – FTED.

Débora Thais Nascimento da Silva, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

Elaine Escobar Medeiros, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia. Especialista em Libras/Educação Inclusiva.

Sandra Lucia Ferreira, Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Cândido Rondon – UNIRONDON. Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais pela Faculdade INVEST de Ciências e Tecnologia.

 

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Publicado

2022-11-07

Como Citar

Santos, A. da S. S. ., Romão, C. A. B. ., França, C. de O. ., Silva, D. T. N. da ., Medeiros, E. E. ., & Ferreira, S. L. . (2022). ASPECTOS NORMATIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 1915–2923. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7310