MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i11.22173Palabras clave:
Música. Educação Infantil. Ludicidade. Aprendizagem.Resumen
Este artigo aborda a importância da música como ferramenta pedagógica no desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil. O estudo teve como objetivos investigar a música como recurso didático para o desenvolvimento infantil e compreender como os professores a utilizam em sua rotina pedagógica. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica, por meio da análise de livros, artigos e documentos que discutem a educação musical e a ludicidade na infância. Constatou-se que a música está presente nas atividades da Educação Infantil, sendo utilizada tanto para o ensino de conteúdos didáticos como o alfabeto e os números, quanto para promover momentos lúdicos, expressivos e de socialização. As canções infantis são empregadas como instrumentos que favorecem a atenção, o envolvimento e a motivação das crianças durante as atividades. Verificou-se, ainda, que a linguagem musical contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, motor, social e afetivo, além de tornar o ambiente escolar mais acolhedor, criativo e prazeroso. Conclui-se que a música, quando utilizada de forma intencional e pedagógica, ultrapassa o caráter recreativo, assumindo papel essencial na formação integral da criança.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY