A DINÂMICA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Janaína Vilas Boas Universidade de Cuiabá
  • Joana Alves Pereira Lima Instituto Cuiabano de Educação (ICE) em Cuiabá MT
  • Marcilia Silva de Lima Rios Faculdade do Instituto Panamericano
  • Marta Alves Pereira Soares Centro Universitário de Várzea Grande
  • Oneide Sebastiana Ribeiro de Souza Arruda Universidade Federal de Mato Grosso -UFMT
  • Mirella Nogueira dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso
  • Tânia de Carvalho Pereira Faculdades Integradas São Camilo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4705

Palavras-chave:

Ludicidade. Interação. Desenvolvimento. Aprendizagem.

Resumo

Este artigo dispõe de reflexões e apontamentos sobre a importância da ludicidade na Educação infantil. Através de uma revisão bibliográfica foi realizado um estudo abordando alguns teóricos que pesquisaram e analisaram como ocorre o desenvolvimento da criança e a construção do seu conhecimento. De acordo com o desenvolvimento da criança ela passa por algumas fases, à medida que se desenvolve na interação com o meio e com o outro aperfeiçoa e amplia seu conhecimento. Segundo essas descobertas a criança é um ser lúdico, ou seja, desde o seu nascimento descobre o mundo através da interação com o objeto de conhecimento, seja seu corpo ou objetos distintos, com o manuseio e observação, interage e descobre novas aprendizagens em seu dia a dia. As brincadeiras, brinquedos, jogos, criatividade e imaginação são parceiros fundamentais na construção do conhecimento infantil, pois são fatores determinantes para que ocorra uma aprendizagem significativa e gradativa.

Biografia do Autor

Janaína Vilas Boas, Universidade de Cuiabá

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Cuiabá (UNIC) 

Joana Alves Pereira Lima, Instituto Cuiabano de Educação (ICE) em Cuiabá MT

Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE) em Cuiabá MT, graduada em Pedagogia pelo UNIVAG- Centro Universitário de Várzea Grande e formada pelo curso do Magistério.  

Marcilia Silva de Lima Rios, Faculdade do Instituto Panamericano

Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental de 09 anos pela Faculdade do Instituto Panamericano (FACIPAN) e graduada em Pedagogia pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia. 

Marta Alves Pereira Soares, Centro Universitário de Várzea Grande

Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro, graduada em Licenciatura Plena em Geografia pelo UNIVAG- Centro Universitário de Várzea Grande e formada pelo curso do Magistério. 

Oneide Sebastiana Ribeiro de Souza Arruda, Universidade Federal de Mato Grosso -UFMT

Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Ciências Administrativas e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso -UFMT. 

Mirella Nogueira dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso

Especialista em Atendimento Educacional Especializado- AEE pela Faculdade de Águas Claras e graduada em Educação Artística Habilitação em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso -UFMT. 

Tânia de Carvalho Pereira, Faculdades Integradas São Camilo

Especialista em Educação Infantil e Coordenação Pedagógica pela UFMT, em Didática Geral pela Universidade de Educação de Assis e em Lato Sensu em Saúde Pública pela Faculdades Integradas São Camilo e graduada em licenciatura Plena em Pedagogia pela UFMT. 

Downloads

Publicado

31/03/2022

Como Citar

Boas, J. V. ., Lima, J. A. P. ., Rios, M. S. de L. ., Soares, M. A. P. ., Arruda, O. S. R. de S. ., Santos, M. N. dos ., & Pereira, T. de C. . (2022). A DINÂMICA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1356–1366. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4705

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)