A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Adnei da Silva Seixas Santos Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
  • Célia Celestino da Silva Reinehr Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia
  • Danielle Auxiliadora Viana Santos Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura- AVEC
  • Joana D’arc Ferreira Moraes Fernandes Faculdade de Ciências Administrativas
  • Maria Aparecida dos Santos Oliveira Faculdade de Cuiabá – FAUC
  • Rosalina Almeida Pereira e Silva Instituto Cuiabano de Educação – ICE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6943

Palavras-chave:

Avaliação. Educação Infantil. Aprendizagem.

Resumo

Este artigo possibilitou refletir sobre a avaliação da aprendizagem na educação infantil e assim garantir a existência de avaliação contínua nos centros de educação infantil estudados e compreender as percepções dos avaliadores. Além disso, procurou-se identificar a comunicação entre o professor e o aluno, conhecer os instrumentos de avaliação utilizados e as sugestões pedagógicas. Esse estudo teve como objetivo estabelecer um referencial teórico com fatores relevantes para a área. Em primeiro lugar, garantir a utilização predominante da avaliação formativa e, em segundo lugar, a necessidade de o projeto pedagógico e a avaliação terem um objetivo próximo. Outro ponto positivo é a interação constante e positiva entre alunos e professores, que atinge toda a comunidade escolar. E que essa comunicação assim como a renovação constante de professores e projetos pedagógicos é um pré-requisito para um ensino eficaz.

Biografia do Autor

Adnei da Silva Seixas Santos, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

Graduada em Pedagogia para a Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Especialização em Docência na Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. 

Célia Celestino da Silva Reinehr, Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.

Danielle Auxiliadora Viana Santos, Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura- AVEC

Graduada em Pedagogia para a Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso — UFMT, Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Letramento pela Associação Varzeagrandense de Ensino e Cultura- AVEC.

Joana D’arc Ferreira Moraes Fernandes, Faculdade de Ciências Administrativas

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Afirmativo. Especialista em Gestão Escolar com Ênfase na Direção, Coordenação, Supervisão, Orientação e Inspeção Educacional pela Faculdade de Ciências Administrativas.  

Maria Aparecida dos Santos Oliveira, Faculdade de Cuiabá – FAUC

Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo – UNICID, Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Cuiabá – FAUC.

Rosalina Almeida Pereira e Silva, Instituto Cuiabano de Educação – ICE

Graduação em Pedagogia pela UFMT, Especialista em Educação Infantil com Ênfase em Educação Lúdica e Especial pelo Instituto Cuiabano de Educação – ICE.

Downloads

Publicado

2022-10-04

Como Citar

Santos, A. da S. S. ., Reinehr, C. C. da S. ., Santos, D. A. V. ., Fernandes, J. D. F. M. ., Oliveira, M. A. dos S. ., & Silva, R. A. P. e . (2022). A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 1105–1117. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6943