AVALIAÇÃO DE CONTEXTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DA PRÁTICA DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15828

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE: Avaliação de Contexto. Prática Docente. Educação Infantil.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo, analisar e refletir sobre a avaliação de contexto na Educação Infantil. Partindo do pressuposto que a avaliação da/na Educação Infantil, caracteriza a prática pedagógica em conveniência do direito das crianças a uma educação pública e de qualidade. Partiu-se da seguinte problemática: como a avaliação é contextualizada e praticada pelos professores no cotidiano das crianças na/da Ensino Infantil? Considerando que, para tal indagação deve haver respostas, por isso, aguçou-nos a ideia pesquisar sobre avaliação; tendo base metodológica nas pesquisas publicadas na revista Pro-Posições da UNICAMP, o DOSSIÊ: "Desafios para a avaliação de contexto na educação infantil: Itália e Brasil", que tem como propósito principal debater o tema avaliação de contexto na Educação Infantil. Quanto aos resultados, observou-se que, o processo de avaliação de contexto da/na Educação Infantil deve ser contínuo e periodicamente avaliado: ou seja, a efetividade da aprendizagem precisa ser avaliada durante todo o trabalho.

Biografia do Autor

Reviu Barros, Theology & Sciences Institute

Professor universitário, Dr. em Educação, ITS - Theology & Sciences Institute of Florida USA – Inc. Graduado em Letras, Pedagogia e Mestre em Educação – UNISAL – Brasil. Prof. Pesquisador no LOED, UNICAMP.CV: http://1attes.cnpq.br/8685651192482580 https://orcid.org/0000-0001-8322-316X.

 

Downloads

Publicado

2024-09-27

Como Citar

Barros, R. (2024). AVALIAÇÃO DE CONTEXTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REFLEXÃO SOBRE O PROCESSO DA PRÁTICA DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 3753–3763. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15828