ANÁLISE CRÍTICA REFLEXIVA DA EMENTA PARA DISCIPLINA ELETIVA DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO: AVALIAÇÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO

Autores

  • Reviu Barros Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11424

Palavras-chave:

Palavras-chave: Avaliação, Processo Educativo, Regulação, Ensino e Aprendizagem

Resumo

O presente artigo tem por objetivo geral analisar e fazer um recorte crítico/reflexivo sobre alguns textos que compõem a ementa da disciplina eletiva: avaliação como processo educativo, no curso de doutorado, de uma universidade na cidade de Curitiba no estado do Paraná. Na modalidade qualitativa, a caracterização da análise, dar-se-á de modo sequencial de acordo com o cronograma dos textos abordados mensalmente, destacando a importância da avaliação como processo educativo, e suas interfaces como proposituras para auxiliar na prática docente para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos específicos, ancoram-se em: implementar e prescrutar os aportes relevantes dos textos teóricos da ementa, procurando ater-se ao tema avaliação, atrelando-os nos subtópicos do roteiro de estudo para melhor descrever cada um, fazendo uma extração analítica dos pontos importantes do processo avaliativo que são abordados em cada texto. Desse modo, analisar os relatos textuais de maneira vislumbrar a avaliação como: políticas de/no sistema de educação; processo e tomada de decisão; questões teóricas e práticas para a aprendizagem; procedimentos e métodos; avaliação em tempos de pandemia; o aporte de apoio metodológico e pedagógico nas modalidades presencial e a distância; avaliação plural em todos os seus espaços; os objetos possíveis e as dificuldades da avaliação reguladora e demais contribuições da avaliação como processo educativo. Quanto aos resultados dessa análise, percebeu-se que, o ato de avaliar para qualificar, foi apresentado que, a avaliação não é um fim do processo educacional, mas sim, um meio, uma forma de compreender quais enfoques devem ser atuados e, com os erros apontados, apropriar-se como forma de busca ao conhecimento.

Biografia do Autor

Reviu Barros, Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP

Doutor em Educação  (ITS - Theology Sciences Institute of Florida - USA). Pesquisador no LOED: UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, SP. Mestre em Educação (UNISAL - Centro Universitário Salesiano de São Paulo).

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Publicado

2023-10-20

Como Citar

Barros, R. (2023). ANÁLISE CRÍTICA REFLEXIVA DA EMENTA PARA DISCIPLINA ELETIVA DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO: AVALIAÇÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(9), 3018–3041. https://doi.org/10.51891/rease.v9i9.11424