RELATOS DE MEMÓRIAS: MODOS DE APRENDER E AVALIAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Afonso Ribeiro Damasceno Neto ESL
  • Alexsandro Ribeiro de Lima ESL
  • Andréia Xavier da Silva Oliveira ESL
  • Donalba Maria de Lira ESL
  • Edna Maria Rodrigues ESL
  • Elisabeth Spadini ESL
  • Iêda Pinheiro Cortez ESL
  • Iris Neles Silva ESL
  • Ismênia Alexandre Ribeiro ESL
  • Joelma da Silva Coelho ESL
  • Lucineide Silva de Lima ESL
  • Luiz de Oliveira Fernandes ESL
  • Malvina Alves Bezerra ESL
  • Marcília Pimenta da Costa ESL
  • Marcos Antônio Pereira ESL
  • Meire Lúcia Ramalho de Oliveira Santana ESL
  • Olany Lima Vieira da Silva Souza ESL
  • Sandra Maria Regis de Sousa Lins ESL
  • Vanessa Indiara de Ávila Machado ESL
  • Vânia Duarte da Silva ESL
  • Vanusa Oliveira de Almeida Lima ESL

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem. Avaliação. Educação superior.

Resumo

Caros leitores,

É com elevada satisfação que me encontro aqui hoje para apresentar-lhes a obra de exímia excelência intitulada "Relatos de Memórias: Modos de Aprender e Avaliações no Ensino Superior". Trata-se de um livro digital de excepcional magnitude, composto por narrativas profundamente enriquecedoras que nos convidam a uma jornada de reflexões acerca dos processos educacionais no âmbito universitário.

Delineando com maestria suas páginas, os autores nos conduzem por um intricado labirinto de experiências memoráveis, mergulhando-nos em uma profusão de saberes e aprendizados. Por meio de relatos densamente apurados, adentramos em um mundo repleto de perspectivas distintas e vivências singulares, revelando as múltiplas formas pelas quais o conhecimento é adquirido e aperfeiçoado nas instituições superiores de ensino.

Nas entrelinhas dessas palavras meticulosamente urdidas, somos impelidos a refletir sobre a relevância dos métodos pedagógicos e das avaliações no contexto acadêmico. Os autores, com sutileza ímpar, nos incitam a questionar os paradigmas estabelecidos, a desvendar os desafios enfrentados pelos docentes e discentes, e a explorar os meandros intricados das estratégias de ensino e avaliação.

Por meio de uma linguagem autoral, regada de terminologias especializadas, somos transportados para os corredores acadêmicos, testemunhando  os intricados meandros que cercam o aprendizado. Os relatos presentes nesta obra, concebida, permitem-nos vislumbrar a diversidade de abordagens, as práticas inovadoras e os desafios emergentes que permeiam o ensino superior.

"Relatos de Memórias: Modos de Aprender e Avaliações no Ensino Superior" é uma obra de inestimável importância, que proporciona um panorama vívido e imersivo da dinâmica educacional. Ao mergulharmos em suas páginas, somos instigados a uma jornada de prequestionamento e aprofundamento intelectual, na qual a busca pelo conhecimento se revela como um desafio constante e enriquecedor.

Convido a todos os leitores a embarcarem nessa fascinante viagem pelas memórias e experiências no ensino superior, e a se deixarem envolver pela eloquência ímpar deste livro digital. Permitam-se explorar as sutilezas do processo de aprendizagem e as complexidades das avaliações acadêmicas, desvendando as múltiplas facetas que compõem a rica tapeçaria do ensino superior.

Apreciem, pois, com deleite e veneração, essa notável obra que nos convida a reflexões profundas e transformadoras sobre o mundo acadêmico. Que "Relatos de Memórias: Modos de Aprender e Avaliações no Ensino Superior" seja uma fonte de inspiração para todos nós em nossa busca incessante pelo conhecimento e pela excelência acadêmica.

Biografia do Autor

Afonso Ribeiro Damasceno Neto, ESL

Doutorando pela ESL - Assessoria e Consultoria Educacional conveniada a Universidade Del Sol – Paraguai. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Santa Cruz do Sul -UNISC. Graduado em Física Licenciatura pela  Universidade Federal do Rio grande do Norte -UFRN. Professor efetivo do estado do Rio grande do Norte. Professor efetivo da prefeitura municipal de Parnamirim. Professor da rede privada de ensino – Colégio Facex – Natal/RN. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3242741891716520.

Alexsandro Ribeiro de Lima, ESL

Doutorando pela ESL - Assessoria E Consultoria Educacional conveniada a Universidade Del Sol – Paraguai. Mestre em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Especialista em Didática do Ensino – ênfase em Língua e Literatura pela Universidade Potiguar – UNP. Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Especialista Permanente / Suporte Pedagógico do Estado do Rio grande do Norte. Professor efetivo da Prefeitura Municipal de São José do Campestre RN. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1479303691766013.

Andréia Xavier da Silva Oliveira, ESL

Doutoranda pela ESL - Assessoria E Consultoria Educacional conveniada a Universidade Del Sol – Paraguai. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Santa Cruz do Sul - UNISC . Especialista em Docência na Educação Infantil pelo Instituto Kennedy /IFESP.  Especialista em Psicopedagogia  pela FIP - Faculdade Integrada de Patos – PB.  Graduada em Pedagogia pela Universidade Vale do Acaraú – UVA. Professora efetiva da Rede Pública Estadual do Rio Grande Norte. Professora efetiva da Rede Pública Municipal do Natal/RN. Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1871403756329697.

Donalba Maria de Lira, ESL

Doutoranda pela ESL - Assessoria E Consultoria Educacional conveniada a Universidade Del Sol – Paraguai. Mestra em educação pela  UNISC - Universidade de Santa Cruz do Sul. Especialista em psicopedagogia pela FACINTER - Faculdade Internacional de Curitiba. Graduada em licenciatura plena em pedagogia pela UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professora efetiva do município de Parnamirim-RN.

Edna Maria Rodrigues, ESL

Doutoranda pela ESL – consultoria Educacional conveniada a UNADES – Universidade Del Sol no Paraguai. Mestra em Ciencias da Educação pela Unisc – Universidade Santa Cruz do Sul. Especialista em Neuropsicopedagogia clínica e Institucional.  IMES - Instituto Mendes de Ensino Superior. Graduada em pedagogia pela UVA - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professora Efetiva do Município de São Gonçalo do Amarante – RN.

Elisabeth Spadini, ESL

Doutoranda pela ESL - Assessoria E Consultoria Educacional conveniada a Universidade Del Sol – Paraguai. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Santa Cruz do Sul – UNISC. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Instituição Superior de Educação de Pesqueira (ISEP/PE). Graduada em Pedagogia pela Universidade de Ciências e letras São Marcos/SP/SP. Professora efetiva do Município de Parnamirim/RN.

Iêda Pinheiro Cortez, ESL

Doutoranda pela ESL - Assessoria E Consultoria Educacional conveniada a Universidade Del Sol – Paraguai. Mestra em Ciências da Educação pela Faculdade IES. Especialista em Psicopedagogia Institucional pelo Instituto de Formação de Professores Presidente Kennedy. Graduada em Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pelo Instituto de Formação de Professores Presidente Kennedy. Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Formação de Professores Presidente Kennedy. Professora da rede Estadual do Rio Grande do Norte. Coordenadora Pedagógica da rede municipal Cera-Mirim RN. Professora da Rede municipal de Parnamirim RN.

Iris Neles Silva, ESL

Doutoranda pela ESL - Assessoria E Consultoria Educacional conveniada a Universidade Del Sol – Paraguai.  Mestra em Ciências da educação. Pós-graduada em Gestão escolar com coordenação pedagógica. Pós-graduada em Psicopedagogia. Pós-graduada em Educação especial, Pós-graduada em Educação Infantil. Pós-graduanda em Educação e novas tecnologias. Graduada em Letras Português UFRN 1986/1990. Professora efetiva do Estado RN.

Ismênia Alexandre Ribeiro, ESL

Doutoranda pela ESL - Assessoria E Consultoria Educacional conveniada a Universidade Del Sol – Paraguai. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Santa Cruz do Sul – UNISC.  Graduação em Letras Língua Portuguesa pela UNP - Universidade Potiguar. Professor efetivo do Estado do Rio Grande do Norte. Professor Efetivo da Prefeitura Municipal de Baía Formosa - RN.

Joelma da Silva Coelho, ESL

Doutoranda em Ciências da Educação pela ESL – Consultoria Educacional conveniada a UNADES - Universidade Del Sol / PARAGUAI. Mestre em Ciências da Educação pela UNISC – Universidade Santa Cruz do Sul. Especialista em Psicopedagogia e em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas pela  Faculdades Integradas de Patos – FIP. Graduada em Pedagogia pela UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Note. Professora da Rede Pública do Município de Natal-RN.  Professora da Rede Pública do Município de Macaíba-RN. Currículo Lattes (cnpq): http://lattes.cnpq.br/5406767364509222.

Lucineide Silva de Lima, ESL

Doutoranda pela ESL - Assessoria E Consultoria Educacional conveniada a Universidade Del Sol – Paraguai. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Santa Cruz do Sul – UNISC.  Especialista em Psicopedagogia.  Especialista em Educação e desenvolvimento em políticas educativas. Especialista em Libras.  Graduada em Pedagogia – UNINASSAU 2006/2010. Professora contratada São Jose de Mipibu.

Luiz de Oliveira Fernandes, ESL

Doutorando pela ESL Centro Educacional (Universidade Del Sol – Paraguai. Mestre em Educação pela Universidade Aberta do Brasil. Especialista em Educação Física Escalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Graduado em Educação física pela Universidade Estadual-UERN. Professor efetivo da prefeitura municipal de Ceará-Mirim RN. Professor efetivo prefeitura municipal de João Câmara RN.

Malvina Alves Bezerra, ESL

Doutoranda pela ESL - Assessoria E Consultoria Educacional conveniada a Universidade Del Sol – Paraguai. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Santa Cruz do Sul – UNISC. Especializada em GESTÃO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR. Universidade Potiguar UnP /RN. Graduada Em Pedagogia pela Universidade Potiguar UnP /RN. Professor efetivo do Município De São Gonçalo / RN.

Marcília Pimenta da Costa, ESL

Doutoranda pela ESL - Assessoria E Consultoria Educacional conveniada a Universidade Del Sol – Paraguai. Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Santa Cruz do Sul – UNISC. Especialista em Psicomotricidade Clínica e Institucional pela Universidade Maurício de Nassau (Natal-RN). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UVA – Universidade Vale do Acaraú (Ceara- CE).  Professora efetiva da prefeitura municipal de Monte Alegre- RN.

Marcos Antônio Pereira, ESL

Doutorando pela ESL - assessoria e consultoria educacional conveniada a universidade del sol – Paraguai. Mestre em ciências da educação e multidisciplinaridade pela Faculdade do Norte do Paraná-FACNORT. Especialista em docência do ensino superior pela Faculdade do Norte do Paraná-FACNORT. Especialista em gestão educacional pela Universidade do Vale do Acaraú- UVA, IBRAPES. Graduado em licenciatura plena em pedagogia pela Universidade do Vale do Acaraú- UVA, IBRAPES. Professor efetivo do estado do Rio grande do Norte. Professor efetivo do município de Nisia Floresta-RN.

Meire Lúcia Ramalho de Oliveira Santana, ESL

Doutoranda pela ESL - Assessoria E Consultoria Educacional conveniada a Universidade Del Sol – Paraguai. Doutorado em Ciências da Educação. Mestra em Ciencias da Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdades Integradas de Patos – FIP. Graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Professor Efetivo do Estado do Rio Grande do Norte. Professor Efetivo da Prefeitura de Ceará Mirim - RN.

Olany Lima Vieira da Silva Souza, ESL

Doutoranda pela ESL - Assessoria E Consultoria Educacional conveniada a Universidade Del Sol – Paraguai. Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Santa Cruz do Sul - UNISC – RS. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela FIP - Faculdades Integradas de Patos/PB. Especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Políticas Educativas pela FIP - Faculdades Integradas de Patos/PB. Especialista em Educação Especial e Psicomotricidade pela Faveni - Faculdade de Venda Nova do Imigrante. Graduada em Pedagogia Licenciatura pela Uninassau Natal Capim Macio. Graduada em História pela Faveni - Faculdade de Venda Nova do Imigrante. Professor efetivo do estado do Rio grande do Norte. Professor efetivo da prefeitura municipal de Ceará Mirim/RN.

Sandra Maria Regis de Sousa Lins, ESL

Doutoranda pela ESL – Assessoria e Consultoria Educacional conveniada a Universidade Del Sol – UNADES no Paraguai/PY. Mestre em Ciências da Educação e Multidisciplinaridade pelo Instituto Superior de Educação / Facnorte - Faculdade do Norte do Paraná. Especialista em docência do ensino superior pelo Instituto Superior de Educação / Facnorte - Faculdade do Norte do Paraná. Especialista em Tecnologias em Educação pela Puc - Pontifícia Universidade Católica / Rio de Janeiro. Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduada em Pedagogia (Licenciatura Plena). UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora efetiva do município de Macaíba RN. Professora efetiva do município de Extremoz RN.

Vanessa Indiara de Ávila Machado, ESL

Doutoranda pela ESL - Assessoria E Consultoria Educacional conveniada a Universidade Del Sol – Paraguai. Mestre em Ciências pela Universidade Estadual de Londrina pela UNISC – Universidade Santa Cruz do Sul. Especialista em Psicopedagogia - Universidade Potiguar - UnP 2000. Especialista em Psicomotricidade - Universidade Potiguar - Unp 2006. Especialista em Avaliação Psicológica - UNI-RN 2017. Especialista em Neuropsicologia - UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista Psicologia do Trânsito – Unip. Especialista do trânsito CRP. Especialista em Língua de Sinais (Libras) 2021. Especialista em Neuropsicologia - IPOG 2021. Especialista em Reabilitação Neuropsicológica. Especialista em MBA Realização Neuropsicológica e Desenvolvimento Cognitivo. IPOG 2022. Especialista em Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual 2023 (andamento). Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) INSA. Graduada em Pedagogia (Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar). UFRN 1990. Graduada em Psicólogo e Bacharel  - Psicologia pela Universidade Potiguar - UNO 2011. Professora efetiva da Prefeitura de Natal. Psicóloga Perita do Trânsito (Avaliação Psicológica do Trânsito). Psicóloga Clínica (consultório Particular). Pedagoga efetiva da Rede de Ensino Estado Rio Grande do Norte (aposentada).

Vânia Duarte da Silva, ESL

Doutoranda pela ESL - Assessoria E Consultoria Educacional conveniada a Universidade Del Sol – Paraguai. Mestre em Ciências da Educação pela UNISC – Universidade Santa Cruz do Sul. Especialista pela Faculdade de Natal pela FAL – Faculdade Alencarina. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Professora efetiva do município de Baía Formosa/RN. Coordenadora Pedagógica efetiva do município de Baía Formosa/RN.

Vanusa Oliveira de Almeida Lima, ESL

Doutoranda pela ESL - Assessoria E Consultoria Educacional conveniada a Universidade Del Sol – Paraguai. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Santa Cruz do Sul – UNISC.  Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Integrada de Patos – FIP. Graduado em Pedagogia Licenciatura pela Universidade Estadual Vale do Acarau – UVA. Professora Da Prefeitura do Natal – RN.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

Damasceno Neto, A. R., Lima, A. R. de, Oliveira, A. X. da S., Lira, D. M. de, Rodrigues, E. M., Spadini, E., … Lima, V. O. de A. (2023). RELATOS DE MEMÓRIAS: MODOS DE APRENDER E AVALIAÇÕES NO ENSINO SUPERIOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 13–322. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/10408

Edição

Seção

E-books

Categorias