A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA E DA MORAL NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA

Autores

  • Afonso Ribeiro Damasceno Neto Estado RN e Município Parnamirim
  • Iris Neles Silva ESL
  • Lucineide Silva de Lima ESL
  • Maria José Monteiro Dantas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4748

Palavras-chave:

Ética. Moral. Educação. Valores. Ensino fundamental.

Resumo

O referido artigo científico trata da importância dada aos conceitos de Ética e Moral em uma instituição de ensino de um bairro periférico no município de Parnamirim-RN, para tanto foi aplicado um questionário com 5 questões fechada para 10 professores que atuam nas turmas de 6º do ensino fundamental, dos 45 totais que existem na escola, no questionário não havia a exigência de identificação para que os professores pudessem ser sinceros ao responder os quesitos de múltipla escolha, como também apresentar uma pequena justificativa após suas respostas para enriquecer o trabalho de pesquisa, todos os resultados foram tabulados e os dados transformados em gráficos para ajudar na compreensão das respostas obtidas, sustentados pelos seguintes objetivos, verificar a frequência com que os conceitos são abordados em sala de aula, analisar a aplicação prática desses conceitos em sala de aula, compreender o porque do conceito ser ou não abordado pelos professores em sala de aula. Frente a esses objetivos procuramos avaliar a importância dada a esses conceitos pelos docentes e o quanto os educandos são capazes de compreender esses conceitos e aplicá-los em seu dia a dia. Contudo nossos resultados foram satisfatórios e surpreendentes, onde conseguimos verificar uma deficiência no ensino da moral e da ética nas salas de aula do ensino fundamental e a falta de aplicação prática desses conceitos cotidianamente.       

Biografia do Autor

Afonso Ribeiro Damasceno Neto, Estado RN e Município Parnamirim

Doutorando em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional. Mestre em Ciências da educação. Professor efetivo do Estado RN e Município Parnamirim. Graduado em Física licenciatura pela UFRN 2002/2005. E-mail: afonsoribeiro2006@gmail.com

Iris Neles Silva, ESL

Doutoranda em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional. Mestra em Ciências da educação.  Pós-graduada em Gestão escolar com coordenação pedagógica, pós- graduada em Psicopedagogia  pós- graduada em Educação especial, pós- graduada em Educação Infantil. Pós- graduanda em Educação e novas tecnologias. E-mail: irissilva2013c@hotmail.com

Lucineide Silva de Lima, ESL

Doutoranda em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional. Mestra em Ciências da educação. Pós- graduada em Psicopedagogia, pós- graduada em Educação e desenvolvimento em políticas educativas, pós- graduanda em Libras. E-mail: luciriccelly@hotmail.com

Maria José Monteiro Dantas

Doutoranda em Ciências da educação pela ESL-Assessoria e Consultoria Educacional. Mestra em educação ISE – Instituto Superior de Educação. Pós- graduada em Psicopedagogia, pós graduada em Docência do Ensino Superior. Graduada em Filosofia da Educação -UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú) - conclusão ano 2004. E-mail: mariajosemonteirodantas@gmail.com

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Damasceno Neto, A. R. ., Silva, I. N. ., Lima, L. S. de ., & Dantas, M. J. M. . (2022). A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA E DA MORAL NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 1612–1622. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4748