CONTRIBUIÇÕES DE PIAGET, VIGOTSKY E PAULO FREIRE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Afonso Ribeiro Damasceno Neto UFRN
  • Jannaina da Silva Alves UFRN
  • Adriana Silva Damasceno IFESP
  • Heloisa Chagas Maia de Camargos UFRN
  • Isabelly Moura Cavalcante Teixeira UNP
  • Mácia Regina Vieira de Morais UFRN
  • Maria Valdenora Silva de Aquino

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20072

Palavras-chave:

Teorias Pedagógicas. Formação Docente. Jean Piaget. Lev Vigotsky. Paulo Freire.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como os referenciais teóricos de Jean Piaget, Lev Vigotsky e Paulo Freire influenciam a prática pedagógica de uma professora atuante na Educação Básica, a partir de uma entrevista semiestruturada realizada no contexto da formação inicial em Pedagogia. A proposta parte da necessidade de aproximar os conteúdos teóricos estudados na universidade das experiências vividas no cotidiano escolar, favorecendo a articulação entre teoria e prática. A investigação foi conduzida por meio de sete questões abertas, organizadas em torno das concepções centrais dos três pensadores. As respostas revelaram uma prática pedagógica que dialoga com Piaget, ao respeitar os estágios do desenvolvimento infantil e valorizar a construção ativa do conhecimento; com Vigotsky, ao promover a interação entre os sujeitos e reconhecer a mediação social como fundamental para a aprendizagem; e com Freire, ao priorizar o diálogo, a escuta ativa e a realidade dos educandos como ponto de partida para a construção do saber. Entre os principais achados, destacam-se a valorização do protagonismo estudantil, a prática da escuta atenta como estratégia de inclusão, e a tentativa constante de superar a educação bancária em favor de uma educação problematizadora e libertadora. Conclui-se que conhecer e aplicar as contribuições desses três autores é essencial para uma prática docente crítica, reflexiva e transformadora, especialmente na formação de pedagogos que atuarão em contextos desafiadores e diversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Afonso Ribeiro Damasceno Neto, UFRN

Graduado em Física Licenciatura – UFRN Graduando Pedagogia Licenciatura – UERN Mestre em Educação - UNADES-PY Especializando em Gestão Escolar – IFRN Professor Efetivo Estado RN Professor Efetivo Município Parnamirim-RN. 

Jannaina da Silva Alves, UFRN

Graduada em História Licenciatura UFRN Graduando Pedagogia Licenciatura UERN Especialização em Práticas assertivas em Gestão da Educação Profissional Integrada à educação de Jovens e Adultos Professor Efetivo Estado RN Professor Efetivo Município Parnamirim-RN. 

Adriana Silva Damasceno, IFESP

Graduada em Pedagogia – FACEX Graduanda Letras Português IFESP-RN Especializanda em Alfabetização e Letramento Professor Efetivo Estado RN. 

Heloisa Chagas Maia de Camargos, UFRN

Graduada em Educação Artística – UFRN Especialização em Administração Escolar Mestranda em Educação - UNADES-PY Professor Efetivo Estado RN Professor Efetivo Município Parnamirim-RN.

Isabelly Moura Cavalcante Teixeira, UNP

Graduada em Ciencias Biológica – UNP Mestra em Genética e Biologia Molecular – UFRN Professor Efetivo Município Parnamirim-RN. 

Mácia Regina Vieira de Morais, UFRN

Matemática Licenciatura – UFRN Especialização em Mídias na Educação Professor Efetivo Estado RN Professor Efetivo Município Parnamirim-RN. 

Maria Valdenora Silva de Aquino

Graduada em Pedagogia Especialização em Psicopedagogia Professor Efetivo Município Parnamirim-RN.

Downloads

Publicado

2025-06-23

Como Citar

Damasceno Neto, A. R., Alves, J. da S., Damasceno, A. S., Camargos, H. C. M. de, Teixeira, I. M. C., Morais, M. R. V. de, & Aquino, M. V. S. de. (2025). CONTRIBUIÇÕES DE PIAGET, VIGOTSKY E PAULO FREIRE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES(AS) DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(6), 4270–4292. https://doi.org/10.51891/rease.v11i6.20072