O ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL CÍVICO MILITAR PROFESSOR VERÍSSIMO DE MELO (ECIM): O QUE DIZ A LEI E COMO DE FATO ACONTECE NO COTIDIANO DA ESCOLA

Autores

  • Afonso Ribeiro Damasceno Neto UFRN
  • Águida Dionízio Benevides de Paiva Figueira Universidade Potiguar
  • Cristiano Araújo da Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Geilza de Lima Abdias da Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Jadna Tavares da Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Josefa Poliana Clementino Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3132

Palavras-chave:

Educação Especial.Educação Inclusiva. Recursos Multifuncionais.

Resumo

Este artigo propõe-se a versar sobre os desafios enfrentados para a implantação da edu­cação especial dentro da atual política de educação inclusiva, sobretudo no Brasil. Para tanto, apresentamos um breve histórico das diversas etapas e movimentos a respeito das diretrizes educacionais baseadas na segregação dos alunos com deficiência, que sustentaram a educação especial  desde sua implantação até a adoção de uma política de matrículas na rede regular de ensino, dessa forma propõe a junção das crianças com ou sem deficiências em salas de aulas comuns das escolas públicas. Discutimos as condições de implantação da proposta do Governo Fe­deral de um “sistema educacional inclusivo”, que conta com um suporte de atendimento educacional especializado para complementar e suplementar a educação escolar. Outro ponto importante desse artigo é a discussão sobre a adequação do projeto político pedagógico para tornar a escola um espaço para todos, possibilitando que os alunos construam o conhecimento segundo suas capacidades e se desenvolvam como cidadãos nas suas diferenças, esse processo passa pela reestruturação física e pedagógica da escola, a adequação do currículo que garanta que o aluno de fato se sinta acolhido e incluindo, isso precisa ir além de sua socialização. Por fim apresentamos como se deu a implantação da sala e recursos multifuncional conjuntamente com o ensino educacional especializado na escola Municipal Cívico Militar professor Veríssimo de Melo, localizada na zona oeste da cidade de Natal/RN, visando acolher os alunos com deficiência com mais eficácia. Concluímos confirmando a importância dessas politicas públicas para os alunos com deficiência, porém ressaltando que ainda temos um grande caminho a percorrer para que de fato elas se desenvolvam conforme os parecerem que a regem.

Biografia do Autor

Afonso Ribeiro Damasceno Neto, UFRN

Graduado em Física licenciatura pela UFRN 2002/2005 Professor efetivo do estado RN e Município Parnamirim. Mestrando em educação Assessoria e Consultoria Educacional (ESL) E-mail: afonsoribeiro2006@gmail.com.

Águida Dionízio Benevides de Paiva Figueira, Universidade Potiguar

Graduada em Pedagogia Unifacex. 2005.1 até 2009.1 Pós-graduada em Psicopedagogia clínica e institucional Universidade Potiguar – UNP Conclusão em 2016 Mestranda em educação Assessoria e Consultoria Educacional (ESL) E-mail: aguida_dionizio@hotmail.com.

Cristiano Araújo da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduado em pedagogia - UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú) conclusão ano 2018; Bacharel em Direito - Universidade Potiguar (UNP), Conclusão 2020, Pós-Graduação: Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais - Universidade Cândido Mendes (UCAM), Conclusão 2020. Mestrando em educação Assessoria e Consultoria Educacional (ESL) E-mail: cristiano29_araujo@hotmail.com.

Geilza de Lima Abdias da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduada em pedagogia -UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú) - conclusão ano 2009. Especialista em Educação Especial e Inclusiva - Faísa (Faculdade Santo Augusto) conclusão 2015,. Especialista em Educação de Jovens e Adultos no contexto da Diversidade- IFRN Campus Canguaretama/RN) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, conclusão 2017. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional - FACEN (Faculdade de Ciências Educacionais e Empresariais de Natal) - conclusão 2020. Mestranda em educação Assessoria e Consultoria Educacional (ESL) E-mail: geilza30_lima@hotmail.com.

Jadna Tavares da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em bacharelado em Estatística - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - 1997 2001.Graduação em licenciatura plena Matemática - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - 2006/2010,. Especialização em Ensino da Matemática: pela Universidade Vale do Acara (UVA) -2010/2011. Especialização em português e Matemática uma proposta transdisciplinar – Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – 2013/2014. Mestranda em educação Assessoria e Consultoria Educacional (ESL).Professora de Matemática efetiva e em exercício na sala de aula da rede municipal do Natal e de Lagoa de Pedras. Email: jad_silveira@hotmail.com.

Josefa Poliana Clementino Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2005.2 Especialista em Práticas Educativas no Ensino Médio – Matemática pela Faculdade de Natal – FAL (2008.2) Especialista em Educação Matemática: Teoria e Prática no Ensino Fundamental pelo Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (2009.2) Mestranda em educação Assessoria e Consultoria Educacional  (ESL). Professora Efetiva da rede Estadual do Rio Grande do Norte e da rede municipal do Natal/RN. E-mail: poliana.ferreira.mat@gmail.com

Downloads

Publicado

2021-11-30

Como Citar

Damasceno Neto, A. R. ., Paiva Figueira, Águida D. B. de ., Silva, C. A. da ., Silva, G. de L. A. da ., Silveira, J. T. da . ., & Ferreira, J. P. C. . (2021). O ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL CÍVICO MILITAR PROFESSOR VERÍSSIMO DE MELO (ECIM): O QUE DIZ A LEI E COMO DE FATO ACONTECE NO COTIDIANO DA ESCOLA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(11), 1035–1048. https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3132