APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E CONEXÕES AFETIVAS: DESENVOLVENDO CONHECIMENTO E IDENTIDADE PESSOAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE OBJETOS REPRESENTATIVOS DOS ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15392Palavras-chave:
Objetos significativos. Conexões Afetivas. Aprendizagem Experiencial.Resumo
O artigo explora a influência das emoções e da afetividade no processo de ensino e aprendizagem, destacando a importância do autoconhecimento e da expressão criativa para o desenvolvimento acadêmico e humano dos estudantes. Com base na teoria da aprendizagem experiencial de David Kolb, o qual ressalta que a melhor maneira de aprender as coisas é por meio das experiências práticas, a pesquisa foi aplicada a 15 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, utilizando objetos pessoais significativos para conectar a aprendizagem com a identidade e os valores individuais dos estudantes. A prática metodológica foi desenvolvida em 8 etapas, contemplando o ciclo de aprendizagem proposto por McCarthy (1987), promovendo reflexões sobre a história pessoal e expectativas futuras dos alunos. A avaliação incluiu atividades gamificadas, além de uma autoavaliação, focando na participação, empatia e comunicação. O estudo reforça o papel do professor como mediador no processo de construção de uma aprendizagem significativa, inclusiva e baseada em experiências que representam aprendizagem significativa ao longo da vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY