APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E CONEXÕES AFETIVAS: DESENVOLVENDO CONHECIMENTO E IDENTIDADE PESSOAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE OBJETOS REPRESENTATIVOS DOS ESTUDANTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15392

Palavras-chave:

Objetos significativos. Conexões Afetivas. Aprendizagem Experiencial.

Resumo

O artigo explora a influência das emoções e da afetividade no processo de ensino e aprendizagem, destacando a importância do autoconhecimento e da expressão criativa para o desenvolvimento acadêmico e humano dos estudantes. Com base na teoria da aprendizagem experiencial de David Kolb, o qual ressalta que a melhor maneira de aprender as coisas é por meio das experiências práticas, a pesquisa foi aplicada a 15 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, utilizando objetos pessoais significativos para conectar a aprendizagem com a identidade e os valores individuais dos estudantes. A prática metodológica foi desenvolvida em 8 etapas, contemplando o ciclo de aprendizagem proposto por McCarthy (1987), promovendo reflexões sobre a história pessoal e expectativas futuras dos alunos. A avaliação incluiu atividades gamificadas, além de uma autoavaliação, focando na participação, empatia e comunicação. O estudo reforça o papel do professor como mediador no processo de construção de uma aprendizagem significativa, inclusiva e baseada em experiências que representam aprendizagem significativa ao longo da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helena Teresinha Reinehr Stoffel, Universidad Europea del Atlántico

Mestrado em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especialização em Letras e em Educação Inclusiva. Graduada em Letras Português/Inglês. Professora de Metodologia de Pesquisa Científica e Revisora de textos acadêmicos. https://orcid.org/0000-0002-2649-0509.

Ana Carolina Mota Fernandes, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEA) - Espanha. Graduação em Psicologia, UNA-BH. Licenciatura em música (UNIACCAMP). Professora de Arte. https://orcid.org/0009-0009-9801-8287.

Daniele Rezende Quinet de Andrade, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em educação com especialização em formação de professores - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especialização em atendimento educacional especializado, psicopedagogia e psicomotricidade. Graduada em pedagogia e psicologia. Professora na educação infantil e no AEE. https://orcid.org/0009-0004-2393-9544.

Elaine Yorio Camargo, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduada em Geografia (FEUC). Especialização em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Deficiência Mental, Intelectual e Múltipla (FAAEC).

Eliane Moraes da Cruz Gomes, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação - Formação de Professores pela Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduação em Pedagogia (FAEST). Especialização em Geografia (UNIC), Metodologia do Ensino de história e geografia e em Psicopedagogia e educação especial. Professora. https://orcid.org/0009-0009-3487-8528.

Iniurdes da Cruz e Silva, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação -  Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduada em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica, em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar e  Especialização em Educação Especial Inclusiva, com Ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa. Professora. https://orcid.org/0009-0008-0526-9873.

Josilene Maria Cursino Redig, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação com Especialização em formação de professores - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduada em Pedagogia, Professora do Ensino Fundamental I. Cursando especialização em Psicopedagogia. https://orcid.org/0009-0006-7313-9603.

Katiuscia Souza Rêgo, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação pela Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades pela (UFOB) Licenciada em História; Esp. em História e Cultura Afro-Brasileira. Professora. https://orcid.org/0009-0008-7940-3211.

Mirtzi Antônia Fábio Santos, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduação em letras libras (UNIASSELVI). Pós-graduação em gestão de pessoas e psicologia organizacional (FAMA). Professora. https://orcid.org/0009-0006-1247-5013.

Nadiane, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduada em Pedagogia  e pós graduada em alfabetização e letramento e psicopedagogia. Professora alfabetizadora na rede municipal. https://orcid.org/0009-0003-5759-5009.

Luciane Seibel Helscher, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especialização em Pedagogia Gestora com Enfoque em Psicopedagogia, em Alfabetização e Linguagem e em Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especiais. Graduada em Pedagogia. Coordenadora Pedagógica. https://orcid.org/0009-0000-8889-216X.

Tatiana Candido Crespo de Oliveira, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação com Especialização em TICs- Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduada em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia e em Gestão de Pessoas, Instituições e Processos. Professora. https://orcid.org/0009-0004-3520-6364.

Vanda Aparecida Mazotti, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha. Graduanda em tecnologia da educação na Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT. Especialização em  psicopedagogia e Neuropsicopedagogia. Graduada em Letras Português e Pedagogia. Professora de língua portuguesa em escola estadual, no município de Sapezal-MT.

Vivian Cristina Borges Hashitani, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação com especialização em formação de professores - Universidad Europea del Atlántico – Espanha (UNEA). Pós- graduada em Neurociência Aplicada à Educação. Especialista em Docência no Ensino Superior, em Psicopedagogia e em educação especial e inclusiva. Palestrante. https://orcid.org/0009-0005-8492-7472.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

Stoffel, H. T. R., Fernandes, A. C. M., Andrade, D. R. Q. de, Camargo, E. Y., Gomes, E. M. da C., Silva, I. da C. e, … Hashitani, V. C. B. (2024). APRENDIZAGEM EXPERIENCIAL E CONEXÕES AFETIVAS: DESENVOLVENDO CONHECIMENTO E IDENTIDADE PESSOAL NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DE OBJETOS REPRESENTATIVOS DOS ESTUDANTES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 3895–3912. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15392