EXPERIENTIAL LEARNING AND AFFECTIVE CONNECTIONS: DEVELOPING KNOWLEDGE AND PERSONAL IDENTITY IN ELEMENTARY EDUCATION THROUGH STUDENT REPRESENTATIVE OBJECTS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15392

Keywords:

Significant objects. Affective Connections. Experiential Learning.

Abstract

The article explores the influence of emotions and affectivity in the teaching and learning process, highlighting the importance of self-knowledge and creative expression for students' academic and human development. Based on David Kolb's experiential learning theory, which highlights that the best way to learn things is through practical experiences, the research was applied to 15 students in the 3rd year of Elementary School, using significant personal objects to connect the learning with students’ individual identity and values. The methodological practice was developed in 8 stages, considering the learning cycle proposed by McCarthy (1987), promoting reflections on the students' personal history and future expectations. The assessment included gamified activities, in addition to a self-assessment, focusing on participation, empathy and communication. The study reinforces the role of the teacher as a mediator in the process of building meaningful, inclusive learning based on experiences that represent significant lifelong learning.

Author Biographies

Helena Teresinha Reinehr Stoffel, Universidad Europea del Atlántico

Mestrado em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especialização em Letras e em Educação Inclusiva. Graduada em Letras Português/Inglês. Professora de Metodologia de Pesquisa Científica e Revisora de textos acadêmicos. https://orcid.org/0000-0002-2649-0509.

Ana Carolina Mota Fernandes, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEA) - Espanha. Graduação em Psicologia, UNA-BH. Licenciatura em música (UNIACCAMP). Professora de Arte. https://orcid.org/0009-0009-9801-8287.

Daniele Rezende Quinet de Andrade, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em educação com especialização em formação de professores - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especialização em atendimento educacional especializado, psicopedagogia e psicomotricidade. Graduada em pedagogia e psicologia. Professora na educação infantil e no AEE. https://orcid.org/0009-0004-2393-9544.

Elaine Yorio Camargo, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduada em Geografia (FEUC). Especialização em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Deficiência Mental, Intelectual e Múltipla (FAAEC).

Eliane Moraes da Cruz Gomes, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação - Formação de Professores pela Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduação em Pedagogia (FAEST). Especialização em Geografia (UNIC), Metodologia do Ensino de história e geografia e em Psicopedagogia e educação especial. Professora. https://orcid.org/0009-0009-3487-8528.

Iniurdes da Cruz e Silva, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação -  Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduada em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica, em Orientação, Supervisão, Inspeção e Gestão em Administração Escolar e  Especialização em Educação Especial Inclusiva, com Ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa. Professora. https://orcid.org/0009-0008-0526-9873.

Josilene Maria Cursino Redig, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação com Especialização em formação de professores - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduada em Pedagogia, Professora do Ensino Fundamental I. Cursando especialização em Psicopedagogia. https://orcid.org/0009-0006-7313-9603.

Katiuscia Souza Rêgo, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação pela Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduada em Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades pela (UFOB) Licenciada em História; Esp. em História e Cultura Afro-Brasileira. Professora. https://orcid.org/0009-0008-7940-3211.

Mirtzi Antônia Fábio Santos, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduação em letras libras (UNIASSELVI). Pós-graduação em gestão de pessoas e psicologia organizacional (FAMA). Professora. https://orcid.org/0009-0006-1247-5013.

Nadiane Souza Gonçalves, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduada em Pedagogia  e pós graduada em alfabetização e letramento e psicopedagogia. Professora alfabetizadora na rede municipal. https://orcid.org/0009-0003-5759-5009.

Luciane Seibel Helscher, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Especialização em Pedagogia Gestora com Enfoque em Psicopedagogia, em Alfabetização e Linguagem e em Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especiais. Graduada em Pedagogia. Coordenadora Pedagógica. https://orcid.org/0009-0000-8889-216X.

Tatiana Candido Crespo de Oliveira, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação com Especialização em TICs- Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA). Graduada em Pedagogia. Especialização em Psicopedagogia e em Gestão de Pessoas, Instituições e Processos. Professora. https://orcid.org/0009-0004-3520-6364.

Vanda Aparecida Mazotti, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha. Graduanda em tecnologia da educação na Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT. Especialização em  psicopedagogia e Neuropsicopedagogia. Graduada em Letras Português e Pedagogia. Professora de língua portuguesa em escola estadual, no município de Sapezal-MT.

Vivian Cristina Borges Hashitani, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação com especialização em formação de professores - Universidad Europea del Atlántico – Espanha (UNEA). Pós- graduada em Neurociência Aplicada à Educação. Especialista em Docência no Ensino Superior, em Psicopedagogia e em educação especial e inclusiva. Palestrante. https://orcid.org/0009-0005-8492-7472.

Published

2024-08-29

How to Cite

Stoffel, H. T. R., Fernandes, A. C. M., Andrade, D. R. Q. de, Camargo, E. Y., Gomes, E. M. da C., Silva, I. da C. e, … Hashitani, V. C. B. (2024). EXPERIENTIAL LEARNING AND AFFECTIVE CONNECTIONS: DEVELOPING KNOWLEDGE AND PERSONAL IDENTITY IN ELEMENTARY EDUCATION THROUGH STUDENT REPRESENTATIVE OBJECTS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 3895–3912. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15392