AS NOVAS TECNOLOGIAS, A TRIGONOMETRIA E O ENSINO APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA: CAMINHOS EM UMA MESMA TRILHA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.10082Palavras-chave:
Matemática. Novas Tecnologias, Trigonometria.Resumo
Este trabalho acadêmico é resultado de uma pesquisa bibliográfica e de campo, realizada com alunos do ensino fundamental nível II, em uma escola privada localizada em Natal/RN na Zona Norte, o qual teve como objetivo apresentar o uso da aplicação das novas tecnologias no ensino de trigonometria por professores e estudantes, visando contribuir para o processo do ensino aprendizagem da matemática. Verifica-se que esta aplicação pode melhorar no processo de ensino aprendizagem, participativo, construtivo e interativo, provocando o desenvolvimento dos alunos. Assim, hoje, em pleno século XXI, questiona-se como as novas tecnologias aliadas à informática podem fazer com que os alunos modifiquem concepções negativas sobre a matemática, interessando-se pela disciplina, conscientizando-se da importância dos seus conteúdos abordados e consequentemente reconhecendo a utilidade na vida cotidiana. “Em particular, escolheu-se focar no tema “trigonometria”. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, a partir de questionários e de observações das atividades que foram desenvolvidas pelos alunos. Apresentam-se os dados quantitativos, através de tabelas, quadros e textos descritivos. Ademais, a pesquisa permitiu concluir que a tecnologia está sendo inserida gradativamente nas escolas, e que alguns professores já a utilizam em aulas. Porém, ainda encontramos algumas dificuldades na utilização e uma grande carência na capacitação dos docentes para utilizarem as novas tecnologias como ferramentas pedagógicas facilitadoras da aprendizagem. Ao final, foi possível perceber modificações de concepções negativas dos alunos em relação à Matemática e também mudança de postura de docentes que se tornaram mais interessados, críticos e criativos quanto à inserção e usos das novas tecnologias em sala de aula para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem.
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