RECURSOS DIGITAIS NO ENSINO: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA APLICADA ÀS TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Christianne Torres Lira Farias Christian business School
  • Márcia Maria Bezerra Guimarães Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18465

Palavras-chave:

Tecnologias. Ensino-Aprendizagem. Tendências Educacionais.

Resumo

Esse artigo buscou identificar as principais dificuldades dos alunos em aprender Matemática, ainda mais agravadas em aulas remotas ou híbridas com a pandemia da Covid-19, e as dificuldades para os professores que ensinam Matemática diante dessas novas modalidades de Ensino. Como objetivos de pesquisa, procuramos identificar as principais dificuldades enfrentadas por alunos e professores no ensino e aprendizagem de Matemática nessas modalidades de aulas e propor metodologias alternativas que contribuam com esses processos. Nossa pesquisa foi realizada em escolas da rede pública estadual de Campina Grande, Paraíba. A pesquisa se deu com alunos e professores de turmas do Ensino Fundamental e Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, na qual aplicamos questionários para alunos e professores. Pudemos constatar que os aplicativos digitais são pouco utilizados nas aulas de Matemática, embora utilizem recursos tecnológicos e diversos são os motivos. Além disso, algumas tendências em Educação Matemática ainda são desconhecidas por parte dos professores. Com a análise e discussão dos dados da pesquisa, construímos uma proposta de metodologias alternativas utilizando aplicativos digitais gratuitos aplicados as tendências em Educação Matemática na tentativa de contribuir com os processos de ensino e aprendizagem com um ensino de qualidade e uma aprendizagem mais eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christianne Torres Lira Farias, Christian business School

Professora de Matemática na Secretaria da Educação do Estado da Paraíba (SEE-PB). Doutora em Ciências da Educação pela Christian Business School (CBS). 

Márcia Maria Bezerra Guimarães, Universidade Federal da Paraíba

Doutora pela Universidade Federal da Paraíba. 

Downloads

Publicado

2025-03-24

Como Citar

Farias, C. T. L., & Guimarães, M. M. B. (2025). RECURSOS DIGITAIS NO ENSINO: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA APLICADA ÀS TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(3), 1633–1647. https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18465