RECURSOS DIGITAIS NO ENSINO: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA APLICADA ÀS TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i3.18465Palavras-chave:
Tecnologias. Ensino-Aprendizagem. Tendências Educacionais.Resumo
Esse artigo buscou identificar as principais dificuldades dos alunos em aprender Matemática, ainda mais agravadas em aulas remotas ou híbridas com a pandemia da Covid-19, e as dificuldades para os professores que ensinam Matemática diante dessas novas modalidades de Ensino. Como objetivos de pesquisa, procuramos identificar as principais dificuldades enfrentadas por alunos e professores no ensino e aprendizagem de Matemática nessas modalidades de aulas e propor metodologias alternativas que contribuam com esses processos. Nossa pesquisa foi realizada em escolas da rede pública estadual de Campina Grande, Paraíba. A pesquisa se deu com alunos e professores de turmas do Ensino Fundamental e Médio. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa, na qual aplicamos questionários para alunos e professores. Pudemos constatar que os aplicativos digitais são pouco utilizados nas aulas de Matemática, embora utilizem recursos tecnológicos e diversos são os motivos. Além disso, algumas tendências em Educação Matemática ainda são desconhecidas por parte dos professores. Com a análise e discussão dos dados da pesquisa, construímos uma proposta de metodologias alternativas utilizando aplicativos digitais gratuitos aplicados as tendências em Educação Matemática na tentativa de contribuir com os processos de ensino e aprendizagem com um ensino de qualidade e uma aprendizagem mais eficaz.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY