LABORATÓRIOS VIRTUAIS E REMOTOS NO ENSINO DE QUÍMICA EM EAD: DESAFIOS, ESTRATÉGIAS E TENDÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

  • Rozenne Kerley Costa Freitas Universidade Federal do Maranhão
  • Thiago de Jesus Corrêa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Matheus Filipe Leitão Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Adriana Silva Caldas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Luiz Carlos Rocha Junior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Arlan Silva Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21093

Palavras-chave:

Metodologias inovadoras. Tecnologias educacionais. Ambientes de aprendizagem.

Resumo

Esse artigo buscou analisar, por meio de uma revisão sistemática da literatura conduzida segundo o protocolo PRISMA, os desafios, estratégias e tendências relacionadas à implementação de laboratórios virtuais e remotos no ensino de Química. Os experimentos laboratoriais sempre foram um pilar central nessa área, mas a expansão da Educação a Distância (EaD), intensificada por fatores globais como a pandemia de COVID-19 e conflitos armados, acelerou a adoção dessas ferramentas digitais. As evidências indicam que tais recursos favorecem a democratização do acesso, a redução de custos, a segurança experimental e a promoção da autonomia discente. Entretanto, permanecem limitações significativas, como a ausência de vivências sensoriais e manuais, as desigualdades socioeconômicas e as deficiências de infraestrutura tecnológica. Os estudos ainda apontam que metodologias ativas, gamificação e a integração de atividades síncronas e assíncronas fortalecem o engajamento e a aprendizagem significativa. Laboratórios remotos e take-home labs mostraram-se eficazes em contextos emergenciais, enquanto perspectivas futuras destacam o potencial da inteligência artificial, da realidade aumentada e de modelos híbridos. Conclui-se que a consolidação desses ambientes requer investimentos contínuos em infraestrutura digital, formação docente e políticas de equidade, de modo a consolidá-los como ferramentas inclusivas e permanentes no ensino de Química.

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Biografia do Autor

Rozenne Kerley Costa Freitas, Universidade Federal do Maranhão

Especialista em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar - Universidade Federal do Maranhão, UFMA.

Thiago de Jesus Corrêa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Graduando em Licenciatura em Química – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus São Luís – Monte Castelo. 

Matheus Filipe Leitão Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Mestre em Química – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus São Luís – Monte Castelo.  

Adriana Silva Caldas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Mestre em Engenharia de Alimentos – Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus São Luís – Monte Castelo.

Luiz Carlos Rocha Junior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Mestre em Química – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus São Luís – Monte Castelo.

Arlan Silva Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Doutor em Ciência – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus São Luís – Monte Castelo.

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Publicado

2025-09-16

Como Citar

Freitas, R. C., Corrêa, T. de J., Oliveira, M. F. L., Caldas, A. S., Rocha Junior, L. C., & Freitas, A. S. (2025). LABORATÓRIOS VIRTUAIS E REMOTOS NO ENSINO DE QUÍMICA EM EAD: DESAFIOS, ESTRATÉGIAS E TENDÊNCIAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(9), 2300–2314. https://doi.org/10.51891/rease.v11i9.21093