AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE TENENTE LAURENTINO CRUZ, RN
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21426Palabras clave:
Educação. Averiguação do conhecimento. Ensino Fundamental II.Resumen
O processo avaliativo no ensino fundamental e na educação básica, de modo geral, precisa ser flexível e responsável; ou seja, a avaliação deve ser realizada de forma qualitativa e diversificada, abrangendo todas as possibilidades de ensino para que se possa observar o desempenho ou a falta de sucesso do aluno. Três instituições de ensino do município foram escolhidas para participar da pesquisa, sendo elas: Escola Municipal Senhora Santana, Escola Municipal Silvino Garcia do Amaral e Escola Municipal Florência Maria da Conceição. O desenho estatístico foi estruturado com um fatorial 3 x 6, onde o primeiro fator correspondia às escolas municipais de ensino fundamental II mencionadas e o segundo fator compreendia seis docentes de cada uma das instituições selecionadas. Um dos elementos fundamentais da avaliação formativa é o feedback, que é considerado o mais forte incentivo para aprimorar o desempenho dos alunos. O feedback orienta o processo de ensino-aprendizagem, ajudando o aluno a entender o que já conquistou e quanto ainda precisa avançar para alcançar suas metas.
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