AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE TENENTE LAURENTINO CRUZ, RN

Autores

  • Luzemaria Carlos de Medeiros Marques da Cunha Emil Brunner World University
  • Márcia Maria Bezerra Guimarães UFPB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21426

Palavras-chave:

Educação. Averiguação do conhecimento. Ensino Fundamental II.

Resumo

O processo avaliativo no ensino fundamental e na educação básica, de modo geral, precisa ser flexível e responsável; ou seja, a avaliação deve ser realizada de forma qualitativa e diversificada, abrangendo todas as possibilidades de ensino para que se possa observar o desempenho ou a falta de sucesso do aluno. Três instituições de ensino do município foram escolhidas para participar da pesquisa, sendo elas: Escola Municipal Senhora Santana, Escola Municipal Silvino Garcia do Amaral e Escola Municipal Florência Maria da Conceição. O desenho estatístico foi estruturado com um fatorial 3 x 6, onde o primeiro fator correspondia às escolas municipais de ensino fundamental II mencionadas e o segundo fator compreendia seis docentes de cada uma das instituições selecionadas. Um dos elementos fundamentais da avaliação formativa é o feedback, que é considerado o mais forte incentivo para aprimorar o desempenho dos alunos. O feedback orienta o processo de ensino-aprendizagem, ajudando o aluno a entender o que já conquistou e quanto ainda precisa avançar para alcançar suas metas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luzemaria Carlos de Medeiros Marques da Cunha, Emil Brunner World University

Mestre em Educação pela Emil Brunner World University

Márcia Maria Bezerra Guimarães, UFPB

Doutorado. Orientadora, Universidade Federal da Paraíba – UFPB. 

Downloads

Publicado

2025-10-14

Como Citar

Cunha, L. C. de M. M. da, & Guimarães, M. M. B. (2025). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE TENENTE LAURENTINO CRUZ, RN. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 2161–2173. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21426