AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE TENENTE LAURENTINO CRUZ, RN

Autores/as

  • Luzemaria Carlos de Medeiros Marques da Cunha Emil Brunner World University
  • Márcia Maria Bezerra Guimarães UFPB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21426

Palabras clave:

Educação. Averiguação do conhecimento. Ensino Fundamental II.

Resumen

O processo avaliativo no ensino fundamental e na educação básica, de modo geral, precisa ser flexível e responsável; ou seja, a avaliação deve ser realizada de forma qualitativa e diversificada, abrangendo todas as possibilidades de ensino para que se possa observar o desempenho ou a falta de sucesso do aluno. Três instituições de ensino do município foram escolhidas para participar da pesquisa, sendo elas: Escola Municipal Senhora Santana, Escola Municipal Silvino Garcia do Amaral e Escola Municipal Florência Maria da Conceição. O desenho estatístico foi estruturado com um fatorial 3 x 6, onde o primeiro fator correspondia às escolas municipais de ensino fundamental II mencionadas e o segundo fator compreendia seis docentes de cada uma das instituições selecionadas. Um dos elementos fundamentais da avaliação formativa é o feedback, que é considerado o mais forte incentivo para aprimorar o desempenho dos alunos. O feedback orienta o processo de ensino-aprendizagem, ajudando o aluno a entender o que já conquistou e quanto ainda precisa avançar para alcançar suas metas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luzemaria Carlos de Medeiros Marques da Cunha, Emil Brunner World University

Mestre em Educação pela Emil Brunner World University

Márcia Maria Bezerra Guimarães, UFPB

Doutorado. Orientadora, Universidade Federal da Paraíba – UFPB. 

Publicado

2025-10-14

Cómo citar

Cunha, L. C. de M. M. da, & Guimarães, M. M. B. (2025). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE TENENTE LAURENTINO CRUZ, RN. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(10), 2161–2173. https://doi.org/10.51891/rease.v11i10.21426