EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18998Palavras-chave:
Dificuldades Pedagógicas. Inclusão. Autismo. Formação docente.Resumo
O presente trabalho aborda o processo inclusivo e a formação dos docentes, que apesar de ser bastante discutida usualmente, essa temática é pouco vivenciada por muitos profissionais. Diante disso, ao tomar como foco o estudo busca trazer elementos importantes acerca da inserção de alunos especiais no âmbito escolar regular, enfocando do conceito do autismo que se trata de uma condição especial em relação ao ensino e frente a o ocorrer o método de educação do aluno especial frente ao papel dos docentes. Os docentes desenvolvem uma função fundamental na construção de sala de aulas frente a todos e, para realizarem sua função social frente a transferidores de saber devem adquirir habilidades para refletir a respeito das práticas de ensino em sala de aula e frente a executar em colaboração com seus pares a fim de colaborar na construção de abordagens educacionais dinâmicas e inclusivas. Com base nessa premissa, esta pesquisa buscou identificar os principais obstáculos e avanços existentes nas práticas de ensino em sala de aula, discutindo possibilidades de investimento no processo contínuo do professor docente e os novos desafios no âmbito do campo educacional Inclusivo. Logo, o objetivo maior foi investigar as mudanças na prática docente após o curso de formação continuada com foco na educação especial, buscando identificar como esses saberes têm contribuído frente a prática pedagógica e frente o crescimento profissional de docentes atuantes na educação inclusiva o artigo objetiva averiguar o processo da educação inclusiva na formação dos docentes. Para tanto, o artigo partirá de uma revisão bibliográfica de cunho descritivo e qualitativo, mediante análise e estudo de artigos, livros e sites com assuntos pertinentes ao tema. Como referencial teórico foi abordado as concepções dos autores CUNHA (2012), BENINI (2016), REGO (2014), dentre outros que tratam da temática em questão. A pesquisa trouxe a lume conteúdos voltada a definição da educação especial evidenciando o transtorno do espectro autista (TEA), bem como os processos de inclusão e dificuldades acerca da educação voltada aos alunos com esse tipo de transtornos foram tópicos evidenciados no presente trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY