EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUPERANDO A VALORAÇÃO TECNICISTA E FOCANDO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DE ESTUDANTES

Autores

  • Aélio Luiz de Souza Veni Creator Christian University
  • Amanda Micheline Amador de Lucena Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18988

Palavras-chave:

Pedagogia crítica. Respeito. Autonomia.

Resumo

A formação integral dos estudantes é uma demanda da sociedade atual e está preconizada nos documentos norteadores de toda a educação básica, nesse contexto todos os professores devem estar engajados nessa tendência. Não obstante, o professor da disciplina Educação Física  deve adotar uma pedagogia crítica que está além dos modelos de aulas que enfocam apenas as técnicas, regras e desenvoltura de movimentos. Objetivou-se com este estudo descrever se as aulas de Educação física destinadas aos estudantes 6º ano favorecem a formação integral desses estudantes. Para isso, uma pesquisa de campo foi desenvolvida em uma Escola Pública localizada no Município de Ruy Barbosa-RN. Os sujeitos pesquisados foram estudantes do 6º ano A e B e o professor de educação Física. O instrumento para coleta de dados foi o questionário e, os dados foram apresentados com abordagem qualiquantitativa. Constatou-se que na referida Escola, a importância das aulas de Educação Física não se resume a aprendizagem do conteúdo ou práticas esportivas no sentido de obter habilidades e conhecimentos técnicos desenvolvidas sob a orientação de um profissional habilitado. Sua importância está  associada a dimensões intelectual, física, mental, social e cultural entre outros aspectos que reiteram a formação integral dos sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aélio Luiz de Souza, Veni Creator Christian University

Mestrando em Ciências da Educação, Veni Creator Christian University. 

Amanda Micheline Amador de Lucena, Veni Creator Christian University

Orientadora, Veni Creator Christian University. 

Downloads

Publicado

2025-05-05

Como Citar

Souza, A. L. de, & Lucena, A. M. A. de. (2025). EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUPERANDO A VALORAÇÃO TECNICISTA E FOCANDO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DE ESTUDANTES . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 11(5), 646–663. https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18988