EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUPERANDO A VALORAÇÃO TECNICISTA E FOCANDO NA FORMAÇÃO INTEGRAL DE ESTUDANTES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i5.18988Palavras-chave:
Pedagogia crítica. Respeito. Autonomia.Resumo
A formação integral dos estudantes é uma demanda da sociedade atual e está preconizada nos documentos norteadores de toda a educação básica, nesse contexto todos os professores devem estar engajados nessa tendência. Não obstante, o professor da disciplina Educação Física deve adotar uma pedagogia crítica que está além dos modelos de aulas que enfocam apenas as técnicas, regras e desenvoltura de movimentos. Objetivou-se com este estudo descrever se as aulas de Educação física destinadas aos estudantes 6º ano favorecem a formação integral desses estudantes. Para isso, uma pesquisa de campo foi desenvolvida em uma Escola Pública localizada no Município de Ruy Barbosa-RN. Os sujeitos pesquisados foram estudantes do 6º ano A e B e o professor de educação Física. O instrumento para coleta de dados foi o questionário e, os dados foram apresentados com abordagem qualiquantitativa. Constatou-se que na referida Escola, a importância das aulas de Educação Física não se resume a aprendizagem do conteúdo ou práticas esportivas no sentido de obter habilidades e conhecimentos técnicos desenvolvidas sob a orientação de um profissional habilitado. Sua importância está associada a dimensões intelectual, física, mental, social e cultural entre outros aspectos que reiteram a formação integral dos sujeitos.
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