DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MARAGOGI PARA INSERIR AS TICS COMO RECURSO PEDAGÓGICO: DA FORMAÇÃO A ATUAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Cícera Cristina Barros de Oliveira Melo Veni Creator Christian University
  • Amanda Micheline Amador de Lucena Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1192

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas. Recursos tecnológicos. Formação. Capacitação.

Resumo

A inclusão das Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) no cotidiano escolar se tornou um desafio para muitos profissionais que atuam na área educacional. Sabe-se que muitos docentes concluem sua formação inicial sem os conhecimentos específicos para o fazer docente mediado por essas ferramentas, e isso tem dificultado a aceitação e utilização efetiva das TICs no âmbito escolar e assim sendo, utilizar os recursos tecnológicos de forma eficiente e eficaz exige que o docente realize uma capacitação ou aperfeiçoamento para melhor atender as demandas pedagógicas. Diante disso, objetivou-se identificar os principais desafios enfrentados por docentes de uma escola municipal para inserir as Tecnologias da Comunicação e Informação como estratégia pedagógica. Para isso foi desenvolvido um estudo de campo na Escola Municipal de Educação Básica Dr. José Jorge de Farias Sales, localizada no município de Maragogi-AL. Os sujeitos da pesquisa foram 25 professores do Ensino Fundamental I e II. O instrumento de pesquisa foi o questionário semiestruturado e os dados obtidos foram analisados na perspectiva quantitativa. Os resultados sugerem que a subutilização das TIC’s pelos professores se dá devido pela falta de conhecimento adequado para uso dessas ferramentas tecnológicas para estimular ou facilitar a aprendizagem. Foi apresentada como principais dificuldades para o uso das tecnologias a estrutura física precária, falta de equipamento em bom estado de uso, o número reduzido de alguns equipamentos, programas de software inadequados, como também a falta de internet, justificando que isso atrapalha bastante as atividades com o uso das TICs. Na percepção dos professores o uso correto das tecnologias pode contribuir para o desenvolvimento do auto aprendizado do aluno, visto que essa pode ser uma estratégia que oferece inúmeras vantagem no processo de construção e enriquecimento dos conhecimentos, contudo para que aconteça o uso pedagógico eficiente desses recursos, é impreterível a capacitação/aperfeiçoamento do docente, pois esse profissional como mediador deve estar habilitado para  promover um ensino de qualidade, de forma dinâmica, prática e que promova a autônoma do sujeito aprendiz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícera Cristina Barros de Oliveira Melo, Veni Creator Christian University

Mestre em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. E-mail:  cristinamaragogi@hotmail.com.

Amanda Micheline Amador de Lucena, Veni Creator Christian University

Doutora em Recursos Naturais e Professora do Curso de Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. E-mail: amandamicheline@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-05-31

Como Citar

Melo, C. C. B. de O. ., & Lucena, A. M. A. de . (2021). DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MARAGOGI PARA INSERIR AS TICS COMO RECURSO PEDAGÓGICO: DA FORMAÇÃO A ATUAÇÃO DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 279–293. https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1192