DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MARAGOGI PARA INSERIR AS TICS COMO RECURSO PEDAGÓGICO: DA FORMAÇÃO A ATUAÇÃO DOCENTE

Autores/as

  • Cícera Cristina Barros de Oliveira Melo Veni Creator Christian University
  • Amanda Micheline Amador de Lucena Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1192

Palabras clave:

Práticas pedagógicas. Recursos tecnológicos. Formação. Capacitação.

Resumen

A inclusão das Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs) no cotidiano escolar se tornou um desafio para muitos profissionais que atuam na área educacional. Sabe-se que muitos docentes concluem sua formação inicial sem os conhecimentos específicos para o fazer docente mediado por essas ferramentas, e isso tem dificultado a aceitação e utilização efetiva das TICs no âmbito escolar e assim sendo, utilizar os recursos tecnológicos de forma eficiente e eficaz exige que o docente realize uma capacitação ou aperfeiçoamento para melhor atender as demandas pedagógicas. Diante disso, objetivou-se identificar os principais desafios enfrentados por docentes de uma escola municipal para inserir as Tecnologias da Comunicação e Informação como estratégia pedagógica. Para isso foi desenvolvido um estudo de campo na Escola Municipal de Educação Básica Dr. José Jorge de Farias Sales, localizada no município de Maragogi-AL. Os sujeitos da pesquisa foram 25 professores do Ensino Fundamental I e II. O instrumento de pesquisa foi o questionário semiestruturado e os dados obtidos foram analisados na perspectiva quantitativa. Os resultados sugerem que a subutilização das TIC’s pelos professores se dá devido pela falta de conhecimento adequado para uso dessas ferramentas tecnológicas para estimular ou facilitar a aprendizagem. Foi apresentada como principais dificuldades para o uso das tecnologias a estrutura física precária, falta de equipamento em bom estado de uso, o número reduzido de alguns equipamentos, programas de software inadequados, como também a falta de internet, justificando que isso atrapalha bastante as atividades com o uso das TICs. Na percepção dos professores o uso correto das tecnologias pode contribuir para o desenvolvimento do auto aprendizado do aluno, visto que essa pode ser uma estratégia que oferece inúmeras vantagem no processo de construção e enriquecimento dos conhecimentos, contudo para que aconteça o uso pedagógico eficiente desses recursos, é impreterível a capacitação/aperfeiçoamento do docente, pois esse profissional como mediador deve estar habilitado para  promover um ensino de qualidade, de forma dinâmica, prática e que promova a autônoma do sujeito aprendiz.

Biografía del autor/a

Cícera Cristina Barros de Oliveira Melo, Veni Creator Christian University

Mestre em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. E-mail:  cristinamaragogi@hotmail.com.

Amanda Micheline Amador de Lucena, Veni Creator Christian University

Doutora em Recursos Naturais e Professora do Curso de Mestrado e Doutorado em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. E-mail: amandamicheline@hotmail.com.

Publicado

2021-05-31

Cómo citar

Melo, C. C. B. de O. ., & Lucena, A. M. A. de . (2021). DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MARAGOGI PARA INSERIR AS TICS COMO RECURSO PEDAGÓGICO: DA FORMAÇÃO A ATUAÇÃO DOCENTE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(5), 279–293. https://doi.org/10.51891/rease.v7i5.1192