A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES HUMANIZADAS NO CONTEXTO ESCOLAR COMO PROMOTORA DE UMA CULTURA DE PAZ

Autores

  • Maria José Isaac de Macêdo Veni Creator Christian University
  • Sebastião Soares da Silva
  • Amanda Micheline Amador de Lucena Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.973

Palavras-chave:

Humanização, Desenvolvi mento integral, Cultura de paz.

Resumo

Destacamos a importância de humanizar as relações no ambiente escolar, por ser a humanização fator preponderante para o desenvolvimento de uma sociedade alicerçada numa cultura de paz. Assim, objetivou-se analisar a percepção dos estudantes e dos educadores sobre a importância da humanização das relações no ambiente escolar. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo envolvendo educadores e estudantes do Ensino Médio da EREM Leobaldo Soares da Silva, situada no interior de Pernambuco. Constatou-se que a prática de ações respaldadas no respeito, afetividade, cooperação, diálogo e empatia são requisitos para um convívio harmônico e, consequentemente, para relações sadias. Nesse contexto, a instituição educacional tem sido ambiente favorável aos estudantes para desenvolver atitudes comportamentais positivas, que influenciam significativamente na vida destes, da família e da sociedade em geral. Contudo, isso não significa dizer que momentos conflituosos deixem de surgir na sala de aula, mesmo porque, é através da discordância que se verifica que outras opiniões precisam ser consideradas, no entanto essas divergências de opiniões são necessárias para que todos possam questionar, argumentar e refletir sobre as discrepâncias e, assim, chegar a um desfecho mais acertado para estabelecer o equilíbrio entre as partes discordantes. Nessa conjuntura, faz-se necessário analisar de uma forma holística, os efeitos que a presença educativa do professor pode causar na vida de jovens que estão em formação, não apenas na dimensão cognitiva, mas também na formação para valores. A escola, como uma instituição que oferece a educação sistemática, deve continuar buscando ofertar formação aos educadores que acentue a possibilidade de desenvolver habilidades e competências nos jovens que vão além do desenvolvimento intelectual destes. Fica evidente que harmonizar as relações no ambiente escolar faz-se necessário para que a harmonia prevaleça e se tenha um convívio social harmonioso.    

Biografia do Autor

Maria José Isaac de Macêdo, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Sebastião Soares da Silva

Mestre em Ciências da Educação.

Amanda Micheline Amador de Lucena, Veni Creator Christian University

Graduada em Pedagogia e Ciências Biológicas; Doutorado em Recursos Naturais; Professora e Orientadora da Veni Creator Christian University.

Downloads

Publicado

30/04/2021

Como Citar

Macêdo, M. J. I. de ., Silva, S. S. da, & Lucena, A. M. A. de . (2021). A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES HUMANIZADAS NO CONTEXTO ESCOLAR COMO PROMOTORA DE UMA CULTURA DE PAZ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(4), 386–398. https://doi.org/10.51891/rease.v7i4.973